Sessão solene em alusão ao Dia do Professor

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (14/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia do Professor – a ser comemorado em 15 de outubro. “O papel do professor é fundamental na construção de uma sociedade justa.

A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento e a continuidade da história de uma nação. Papel que precisamos resgatar e valorizar”, disse a deputada Rachel Marques (PT), que solicitou a solenidade.

Rachel destacou a sanção da Lei federal 11.738, que cria o piso salarial dos professores da educação básica do País que possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais. “Esta foi uma conquista história para os trabalhadores da Educação. Nossa luta, agora, é pela implementação da Lei”, disse ela.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa, deputado Artur Bruno (PT), que também requereu a sessão, ressaltou que a educação deve ser a política pública mais importante de todos os governos. Além disso, ele ressaltou que os professores compõem a maior categoria trabalhadora do País.

“Formar o ser humano por meio de valores, prepará-lo para o exercício da cidadania e para a vida profissional é responsabilidade dos professores. É por isso que a profissão é considerada a mais relevante de qualquer nação desenvolvida”, afirmou Bruno.

Educadores foram homenageados e receberam placas comemorativas durante a sessão: José Fábio Lopes Chaves (diretor do Sindicato Apeoc), Maria Nogueira Eufrásio, Maria do Socorro Brandão, Maria do Livramento Rios, Teresinha de Jesus dos Santos, Maria Ozeneide de Paulo, Maria José Chaves, Francisco Nazareno Oliveira, Aldemir Jucá e Cláudio Regis Quixadá.

Além dos professores, participaram da homenagem, dentre outros: a presidente do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado (Apeoc), Maria da Penha Matos Alencar; o diretor da Faculdade 7 de Setembro, Ednilton Soares; o diretor do colégio Máster, Francisco Nazareno Oliveira; e a representante da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Marta Emilia Silva Vieira.

(Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social)