parabens.professorMENSAGEM AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Celebrar, refletir e agir em  defesa da escola e do ensino públicos com qualidade e valorização dos seus profissionais – professores e servidores
Estamos vivendo o despontar de um novo horizonte para o Brasil e brasileiros e muito mais, perspectivas que irão fortalecer políticas públicas no país

, com desenvolvimento econômico-financeiro, inclusão social e distribuição de renda, pois não há condição de retrocesso. O deslumbrado modelo neoliberal que norteava, com aparente sucesso, as relações entre capital e trabalho fracassou e tende a desaparecer em toda a sua origem. Com isso uma nova época está despontando e a educação é meio de se conquistar cidadania e qualidade de vida saudável. Não há melhor investimento em cidadania do que aquele aplicado em educação.

A nossa luta pode conquistar a cidadania e com isso rompimento do individualismo. Governos, partidos e movimentos políticos, sindicatos e demais instituições precisam sair do isolamento e somar forças para a formação de uma sociedade democrática, justa, igualitária e solidária. Mais ainda valorização dos funcionários públicos e dos demais trabalhadores na iniciativa privada.

As políticas neoliberais do chamado Estado Mínimo, onde o mercado é o senhor de tudo já trouxeram injustas desigualdades sociais aos brasileiros. O que repudiamos e conclamamos união de forças que sepultem para sempre a nefasta prática desse neoliberalismo em nosso território.

Ao celebrarmos as datas alusivas ao transcurso dos Dias do Professor e do Servidor Público, exaltamos a unidade e o fortalecimento da luta dos trabalhadores em educação, ativos e aposentados, pois todos contribuíram para a sustentação dos ideais de uma escola pública moderna, ensino de qualidade e valorização dos seus profissionais.

Temos certeza que os companheiros e companheiras que se congratulam nessa festa de confraternização trazem consigo o desejo de luta e de não tergiversar diante do poder dos governantes públicos. Muitos deles insensíveis às necessidades dos que fazem educação com amor profissional.    

Vamos juntos lutar em defesa dos Planos de Carreira na rede pública de ensino do Estado e dos Municípios cearenses. Vamos juntos conquistar objetivos e manter o que já conquistamos, pois a construção coletiva não é subordinação, é complementação do que desejamos para a educação.

Portanto, desejamos neste Dia do Professor um mundo de felicidades e mais ainda de entusiasmo às lutas em torno dos objetivos que iremos construir: uma educação com ensino de qualidade e seus profissionais valorizados!

Maria da Penha Alencar
Presidente do Sindicato APEOC