Audiência Sindicato APEOC e SEDUC

O Sindicato APEOC manteve audiência no dia 03 de fevereiro, às 10 horas, com a Secretaria da Educação – SEDUC.

O Sindicato APEOC foi representado pelos Diretores Reginaldo Pinheiro, Anízio Melo, Paula Virgínia e Marcos Fábio e sócios do Sindicato-APEOC: Socorro, Otacílio e Patrícia.

O Conselho Regional de Educação Física – CREF 5, estava representado pelo seu presidente Antonio de Pádua e o Gabinete do Dep. Artur Bruno pelo Assessor Zezé de Medeiros.

A Secretaria da Educação estava representada pelo Secretário Executivo, Idilvan Alencar; Superintende das Escolas de Fortaleza, Lúcia Gomes; Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Betânia e Lúcia Rios; Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola, Marlene Vieira e Secretária Executiva, Cristiane Holanda.

Logo no início da reunião o Sindicato-APEOC e CREF 5 formalizou entrega de documento (referendado em Plenária de Professores de Educação Física realizada na APEOC ás 8 horas do dia 03/01/09) em defesa e pela valorização da Educação Física.

Em seguida passou-se a discutir a seguinte pauta:

Mapa curricular para 2009 e lotação

O Sindicato-APEOC defendeu a autonomia da Escola na definição do seu mapa curricular, observando-se as particularidades de cada escola.

Argumentamos que somos favoráveis a inclusão da filosofia e sociologia. A inclusão dessas disciplinas, a nosso ver, não pode resultar em prejuízo das outras disciplinas.

Posicionamos-nos contra redução de carga horária de disciplinas, notadamente de Educação física.

Consideramos um ganho a permanência das 2 horas de Educação Física (1h no turno e outra no contra turno).

A SEDUC elencou vários dados em relação a construção de quadras e Projetos na área da Educação Física, argumentando que a SEDUC na prática tem valorizado a Educação Física.

Afirmou que o mapa curricular é uma sugestão e que a escola tem autonomia para definir a distribuição das horas nas disciplinas.

O Sindicato replicou no sentido que algumas escolas têm entendido às diretrizes como determinações e tem complicado a lotação dos professores, diante disso solicitou que a SEDUC através do CEDESC saia com nota explicativa sobre o mapa curricular, para que evite erros e mais transtornos. A SEDUC disse que não haveria problemas em fazer comunicado às CREDES, tornando mais clara as diretrizes do mapa curricular.

Reivindicamos a ampliação das horas das disciplinas e redução da hora aula para 45 minutos. A SEDUC entende ainda não ser possível a hora aula de 45 minutos no horário diurno, mas à noite já é aplicado.

A SEDUC atendeu nossa reivindicação e manterá carga horária, do CAIC Maria Alves Carioca, Adauto Bezerra, Liceu de Messejana, Justiniano de Serpa, Colégio da Polícia Militar e Sagrado Coração.

O Sindicato também cobrou tratamento humanizado na lotação e solicitou divulgação de cronograma de lotação.

A SEFOR informou que primeiro serão lotados os professores que solicitaram a remoção, em seguida os gestores que não mais continuaram no núcleo gestor, em seguida os professores que não aderiram às escolas profissionalizantes, posteriormente os professores das escolas municipalizadas e os removidos em razão da inexistência de turmas.

Ao final o Sindicato cobrou da Secretaria da Educação a implantação e pagamento imediato da progressão funcional para 100% dos professores conforme compromisso assumido pela Secretária da Educação com o Sindicato APEOC em Dezembro.

A SEDUC informou que o pagamento do piso de acordo com a Lei Estadual aprovada no final do ano de 2008 foi pago em janeiro e em relação ao piso a Secretária da Educação depois se pronunciaria sobre o assunto.

O Sindicato APEOC aproveita para convocar toda a categoria a manter-se mobilizada e informamos que a Diretoria Estadual do Sindicato APEOC, reunida no dia 24/01 aprovou RESOLUÇÃO no sentido de realizar PARALISAÇÃO GERAL NO ESTADO, caso a progressão não saia em Março.