2012.31.01.IMG 0838.pA Direção do Sindicato-APEOC foi recebida em audiência hoje (31/05/2011), pela manhã, pelo Secretário Municipal de Educação de Fortaleza, ELMANO DE FREITAS DA COSTA, quando foram tratados assuntos de interesse dos professores e servidores lotados na Educação de Fortaleza. [Galeria de fotos]

 As reivindicações tratadas foram:

1) Quando haverá a próxima convocação dos professores do cadastro de reserva?

RESPOSTA: O Secretário disse que o re-ordenamento estava quase concluído. Faltando apenas resolver algumas pendências nas regionais II e III. Logo em seguida haverá a lotação e re-lotação dos efetivos. Informou que somente a partir desse processo a SME terá a real carência de professores. Disse acreditar que por volta do dia 15 de fevereiro de 2012, ter condições de fazer nova convocação.

Disse que pretender iniciar o ano letivo de 2012 em 02 de maio de 2012, com a unificação dos calendários com os professores lotados e com a disponibilidade de 1/5 da sua jornada com atividades extraclasse.

2) Quando serão entregues os NOTEBOOKS?

RESPOSTA:  A Empresa contratada entregará os NOTEBOOKS à SME nos próximos 15 dias. Todos os professores efetivos receberão o seu, mesmo aqueles trabalhando na SME. Os temporários terão à sua disposição um NOTEBOOK, porém o mesmo pertence à escola na qual trabalha.

3) Quando serão pagos os anuênios, as licenças prêmios e o reajuste geral dos professores e servidores da SME?

RESPOSTA: Disse que foi criada uma comissão com membros da SME, SEFIN e SEPLA para estudar estes assuntos, bem como levar ao Ministério da Educação um documento mostrando que a Prefeitura não tem condições oferecer um reajuste de 16% ou 22% aos professores com repercussão na carreira, completou dizendo que somente com uma complementação da União isso seria possível. A Prefeita, Luizianne Lins agendou também uma audiência com o Ministro da Educação.

4) Quem não recebeu o abono de 40% quando irá receber?

RESPOSTA: Concordou que realmente, um grupo pequeno de professores, principalmente os que foram contratados no mês de junho, não receberam em valores proporcionais, porém disse que esses profissionais terão seu abono pago em folha após levantamento pela SME.

5) Como será a eleição direta para Diretor Escolar?

RESPOSTA: O Secretário disse que será criada uma comissão, com a participação do Sindicato-APEOC, para construir um modelo para escolha de Diretor Escolar, disse acreditar  que não haverá tempo de efetivar todo o processo, mas quer deixar um BANCO DE GESTORES criado no final da sua administração.

6) Reivindicamos que o Calendário Escolar de 2012 não tenha sábados letivos!

RESPOSTA: Disse que está fazendo um grande esforço, com o apoio dos professores e gestores de escolas, para unificar o calendário escolar das escolas municipais,  para que o início do ano letivo seja na data de 02 de maio de 2012.

7) Queremos garantia para o cumprimento das férias após o ano letivo!

RESPOSTA: O Secretário assegurou que os 15 dias de recesso está garantido para todos os professores no final do ano letivo de 2011.