Nesta sexta-feira (17), o governador Camilo Santana anunciou, durante live nas redes sociais, liberação de aulas em até 100% da capacidade na rede privada e pública.

O Presidente Anizio Melo, e seu Vice, Reginaldo Pinheiro, destacam “autorização não é obrigação”.

POSICIONAMENTO APEOC

Nossa entidade tem sido referência em proposição, negociação, resistência e mobilização. Colocamos como centro a defesa da vida, a manutenção dos empregos e a continuidade do processo de ensino/aprendizagem. Neste sentido, fomos os primeiros a propor o ensino remoto como alternativa para preservar vidas, empregos e a manutenção do ensino.

Elaboramos e conquistamos a portaria 57 e o protocolo 18. Lutamos e resistimos contra a imposição de setores do Ministério Público, Sindicato Cloroquina (Escolas Particulares) e o Movimento Porta de Cemitério (Escolas Abertas).

Durante todo esse período visitamos escolas, fizemos debates, colocamos como referência a segurança sanitária, exigimos e conquistamos a vacinação prioritária de todos(as) os(as) profissionais da Educação e em sequência da comunidade escolar.

Portanto, nossa percepção é que o decreto não extingue as exigências e diretrizes negociadas entre APEOC X SEDUC, que estarão publicadas na portaria da próxima segunda-feira (20).

– Está mantida a autonomia das escolas;

– Na transição para o ensino híbrido, caso seja opção da escola, deverá ser observado o protocolo 18 das entidades educacionais e o protocolo geral, observando questões importantes, a exemplo do distanciamento mínimo de 1m dentro das salas de aula e demais medidas de segurança sanitária;

– Respeito à Carga Horária dos(as) professores(as), tanto na parte da regência, quanto na hora-atividade;

– O direito de facultatividade aos alunos; e

– Retorno somente com segurança sanitária.

Defendemos a imunização completa dos profissionais da Educação com as duas doses. Continuaremos lutando para preservar vidas e garantir o processo educacional com a participação da comunidade escolar!

#PrecatóriosCaloteNão
#DeformaAdministrativaNão
#AgilizaSeplag