A Direção do Sindicato-APEOC no combate a precarizaçao do serviço público, na defesa de uma educação de qualidade e o comprimento da lei de ingresso no serviço publico, através de concurso, vem defendendo a convocação dos professores do cadastro de reserva para assumirem as carências definitivas, onde houve concurso publico.
Com esses propósitos, O Sindicato-APEOC, esteve reunido no dia 23-11-10, às 10 horas, com a Secretaria de Educação do Município de Caucaia, Professora Claudia de Paula Lima, e com a sua Assessora, Adriana Magda dos Santos. Compareceu a reunião além do Secretário para Assuntos Educacionais da APEOC, Professor Sergio Bezerra, o representante da APEOC em Caucaia, Professor Bráulio, e uma comissão de professores do cadastro de reserva, ISABEL, PRISCILA e ANDREA.
O Município de Caucaia realizou concurso publico para professores e técnicos da educação com o objetivo de suprir as carências definitivas, bem como, reformulou o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração dos trabalhadores da Educação, criando assim os cargos para convocar novos profissionais.
A professora Adriana Magda, apresentou uma planilha onde informava que na primeira convocação, através da Secretaria da Educação, foram chamados 398 professores, destes 247 assumiram, porém 151 desistiram e apenas 96 permaneceram na Prefeitura de Caucaia. Na segunda convocação, esta pela Secretaria da Administração, dos 280 professores convocados tem conhecimento que apenas 147 assumiram, porém alguns, já desistiram para assumir no Estado/SEDUC ou na Prefeitura de Fortaleza.
Informou também que no mês de outubro mais de 20% dos professores se encontravam de licenças para tratamento de saúde, e que eles, e os demais servidores públicos de Caucaia não têm assistência medica pela Prefeitura.
A Secretaria, Claudia de Paula, informou que pretende convocar mais 229 professores, todos com uma jornada de 40 horas semanais, para suprir as carências existentes no município para o inicio do ano letivo de 2011.