O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2010 iniciou na terça-feira, dia 16/11, a avaliar todos os alunos do Ensino Médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos e encerrou quinta-feira, dia 18.

No total, foram avaliados, aproximadamente 365 mil alunos das 642 escolas da rede estadual de ensino. Os testes aplicados foram para as turmas do 1º ano do Ensino Médio e EJA 1º período do Ensino Médio; alunos do 2º ano, estudantes do 3º ano e EJA 2º período do Ensino Médio.

O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado no Estado. Os participantes foram avaliados nos itens desempenho nas provas de Matemática e Língua Portuguesa.

O Spaece 2010 avaliará também, no período de 6 a 9 de dezembro, estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes de ensino do Estado estadual e dos 184 municípios do Ceará, além das turmas do EJA do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) das escolas estaduais.

Além dos testes aplicados, o Spaece inclui aspectos coletados em questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão. O sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores e gestores um quadro da situação da Educação Básica.