Os 130 mil servidores estaduais do Ceará podem começar 2009 com o sonho da casa própria mais próximo de ser realizado. A partir de janeiro, eles poderão entrar com pedido de financiamento de imóvel na Caixa Econômica com juros de 9% ao ano.

O Governo do Estado do Ceará é o primeiro no País a fechar um convênio imobiliário com a Caixa Econômica Federal (CEF) com juros anuais abaixo do mercado, 9%, e um limite de R$ 350 mil de financiamento. Além da casa própria, poderão ser financiados o segundo imóvel, a reforma da casa, o material de construção e o terreno.

A medida deve beneficiar 130 mil servidores do Estado. Na aquisição do imóvel, o prazo máximo de financiamento é de 20 anos. Já na compra do material de construção são 60 meses. O desconto das parcelas poderá ser feito diretamente no contracheque. Para ter direito a essas vantagens, o servidor tem que optar por débito das prestações em conta corrente e/ou pela contratação de produtos da Caixa como cheque especial e cartão de crédito.

Em breve, segundo a assessoria de imprensa do governo, o servidor poderá simular o financiamento e as prestações no site www.seplag.ce.gov.br. O servidor público também pode obter informações em qualquer agência do banco no interior ou na capital cearense. A medida vale para contratos fechados a partir de janeiro de 2009. O superintendente regional da Caixa no Ceará, Gotardo Gomes Gurgel Júnior, enfatizou que além do inédito financiamento, o banco é o primeiro no País a reduzir suas taxas de juros. “Até o momento, mesmo com o cenário da crise internacional, tínhamos mantido as taxas. Agora, vamos reduzir e exercitar nossa missão de grande financiador do desenvolvimento do Brasil”, disse.

Na ocasião, foi anunciada a redução de juros para pessoa física e jurídica. Gotardo Gurgel confirmou que a previsão de recursos para financiamentos imobiliários em 2009 será de R$ 22 bilhões, o mesmo total de 2008. “Nossa meta é crescer, mas a princípio podemos afirmar que os investimentos não recuam”, disse.

Para Cid Gomes, o convênio com a Caixa resolve diversos problemas a um só tempo, como a desoneração do servidor e o incremento a uma das áreas que mais aquece a economia no País, a construção civil. A solenidade de assinatura também contou com a presença do Ministro da Previdência Social, José Pimentel, que foi um dos articuladores para a assinatura do convênio.

EMAIS

  • Terá direito ao financiamento imobiliário o servidor com pelo menos três meses de exercício no cargo
  • Os funcionários públicos estaduais poderão financiar um imóvel residencial novo, usado, na planta, ou um segundo imóvel, além da construção da moradia ou reforma
  • Para os servidores com conta na Caixa, está prevista isenção de 12 meses na tarifa de cestas de serviços e 20% de desconto após esse período, e outras vantagens

 

FONTE: O POVO