ceara seis escolas melhores brasil.pOs municípios de Pedra Branca, Itarema e Sobral têm quatro escolas no ranking até a 4ª série do Ensino Fundamental. Fortaleza e Mucambo conseguiram posicionar outras duas escolas na lista de 5ª à 9ª série

Cinco delas ficam no Interior do estado. Os municípios de Mucambo, Itarema e Sobral participam, cada um, com uma escola. A cidade de Pedra Branca entra na lista com duas instituições de ensino. Conforme O POVO publicou na edição de ontem, o Ceará obteve um dos maiores avanços educacionais do País, além de ter recebido a melhor avaliação do Nordeste nos quesitos avaliados pelo MEC.

De 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental, as escolas Cícero Barbosa Maciel e Sebastião Francisco Duarte, em Pedra Branca, atingiram nota 8,1, numa escala que vai de zero a dez. No ranking nacional, estão, respectivamente, na 12ª e 13ª posições. Já as escolas Professora Altair Giffone Tavares, em Itarema, e Raimundo Pimentel Gomes Caic, em Sobral, ficam apenas 0,1 ponto atrás e caem para 16ª e 17ª colocações na disputa nacional.

De 5ª à 9ª série, o Colégio Militar de Fortaleza, de competência federal, empata com a escola municipal Francisco Ricardo da Silva, de Mucambo, com nota 6,8, e garantem 13ª e 14ª posições entre todas as escolas brasileiras.

Segundo a doutora em Educação e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Eloísa Vidal, o resultado se explica por políticas equacionadas entre governos municipal, estadual e federal. Ela destaca o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Governo Federal, que, nos últimos anos, tem aumentado o investimento por aluno.

O professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), André Haguette, destaca o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que apoia, com recursos estaduais, projetos de educação nos municípios do interior. “Vários municípios estão tentando uma revolução na educação”, afirma.
No cômputo geral das cidades cearenses, Mucambo teve um dos maiores crescimentos no Ideb quando comparada a avaliação de 2009. Saiu da nota 4,9 para 7,5 em dois anos. O secretário de Educação, Francisco Carlos Brito de Azevedo, pontua a formação continuada dos professores como um dos motivos que alavancaram o ensino para os quase 4 mil alunos na rede de 18 escolas.

Capital

Nenhuma escola de responsabilidade municipal ou estadual em Fortaleza conseguiu destaque no Ideb deste ano. “É o efeito metrópole. Não é um privilégio de Fortaleza”, justifica Vidal. O tamanho da rede educacional, a desigualdade intensa de renda nas grandes cidades e uma infraestrutura local deficiente são variáveis que têm impacto direto nos resultados educacionais, segundo ela.

“Fortaleza deveria liderar (a mudança educacional), mas não é isso o que acontece”, afirma Haguette. Ainda assim, a Capital ultrapassou sua meta prevista para o Ideb, que era de 4, e atingiu nota 4,2.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo especialistas, uma política de investimentos conjugada entre governos – municipal, estadual e federal – ajudou os municípios do Interior a melhorar a nota do Ideb neste ano. Todo o Estado conseguiu resultados positivos.

Saiba mais

Ranking

De 1ª à 4ª série
Ceará: 4 escolas
Minas Gerais: 2 escolas
Paraná: 4 escolas
Rio de Janeiro: 2 escolas
São Paulo: 3 escolas
Tocantins: 2 escolas
Rio Grande do Sul: 1 escola

De 5ª à 9ª série
Ceará: 2 escolas
Pernambuco: 2 escolas
Rio de Janeiro: 5 escolas
Bahia: 1 escola
Minas Gerais: 3 escolas
Paraná: 2 escolas
Sergipe: 1 escola
Mato Grosso do Sul: 1 escola
Rio Grande do Sul: 2 escolas
Goiás : 1 escola.
Alan Santiago ceara@opovo.com.br
(Jornal O Povo, 16/08/2012)


Os professores e o IDEB

O professor Anizio Melo, presidente do Sindicato APEOC, diante da avaliação do Desenvolvimento da Educação Básica, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), declara: “os números do IDEB 2007, 2009 e, agora 2011, apontam que o Ceará é tri campeão do IDEB em governos diferentes. Além de melhor do Nordeste fica entre os melhores do Brasil. Muito temos que fazer ainda, mas, reconhecer e valorizar os profissionais da educação é preciso, e urgente!”

E acrescenta o professor Anízio Melo: valorizar a carreira e elevar a remuneração inicial é questão fundamental para acelerar a construção de uma escola pública de qualidade com dignidade para quem dela precisa, estuda ou trabalha. Fortalecer a criação do SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTICULADO, responsabilizando os 3 entes federados com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Os números não mentem, o crescimento dos índices não são proporcionais à valorização dos profissionais. O Ceará continua sendo o quarto pior Estado em remuneração dos professores.”
Toda a direção do Sindicato APEOC parabeniza alunos, pais, professores, diretores e servidores pelos resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).