Três homens armados invadiram a Escola Municipal Francisco Andrade Teófilo Girão, no Barroso II, na noite da última quarta-feira. Os bandidos renderam o vigilante e assaltaram estudantes, professores e funcionários. “Estava todo mundo no pátio porque era a festa do Dia das Mães. Os assaltantes entraram e ficaram apontando o revólver na nossa cara. Fizeram um arrastão“, relata Auristela Barbosa, 30, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os bandidos teriam ameaçado atirar em alguns estudantes. Havia mais de 50 pessoas no pátio. Os assaltantes levaram uma bicicleta, celulares, bolsas e dinheiro, além de outros pertences. Ontem, a escola passou o dia fechada. “Ficou todo mundo tenso por causa do assalto. Aqui, a violência é muito grande. É um local abandonado“, reclama Lúcia Ferreira, mãe de uma aluna e moradora do Barroso II. Ela lembra que essa não é a primeira vez que assaltam o colégio. “Uma vez tomaram até a arma do vigia. A gente fica com medo de deixar nossos filhos na escola“, diz.

Representantes do Sindicato Apeoc e da Comissão de Defesa do Direito à Educação foram até a escola, na tarde de ontem. “Vamos fazer um relatório sobre a situação daqui“, informa Anízio Melo, um dos coordenadores da comissão. Segundo ele, os professores trabalham no colégio com medo. “Eles até se organizaram para sempre entrar e sair do colégio em grupo“, diz.

Os moradores denunciam que não há policiamento na área. “Só quando acontece uma coisa é que os policiais aparecem“, afirma um estudante, que pede para não ser identificado. O comandante da 1ª Companhia do 6º Batalhão, major Oriano Gomes, nega. De acordo com ele, o policiamento é feito por duas viaturas – uma do Ronda do Quarteirão e outra da Companhia – e por três motos. “A gente vai reforçar a segurança perto da escola, fazendo ronda“, promete.

No local, também não havia guarda municipal. O diretor da Guarda Municipal, Arimá Rocha, explica que a segurança nas escolas é feita pelo Pelotão de Ronda Preventiva Escolar, que conta com 60 homens. “São seis viaturas fazendo a ronda. Uma para cada regional. Não tem como ter uma segurança permanente em cada escola. O nosso efetivo não atenderia a demanda“.

E-MAIS

A escola fica na rua Unidos Venceremos, no Conjunto Barroso II, bairro Passaré. O assalto foi por volta das 19 horas. Além dos três homens que invadiram a escola, outros três teriam ficado do lado de fora, dando apoio. > Cerca de 1.600 alunos estudam no colégio. No turno da noite, funciona o EJA, com estudantes adultos. No momento do assalto, haviam algumas crianças. Elas tinham sido levadas pelos pais para a festa do Dia das Mães. > Segundo o diretor da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha, a Prefeitura contrata segurança privada patrimonial para 40 escolas que ficam em bairros considerados mais perigosos. A escola do Barroso II é uma delas. > A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (SME) inf orma que a escola do Barroso II conta com dois vigilantes armados. Mas, na noite do assalto, havia apenas um. Segundo a assessoria, o outro teria faltado. > Ainda conforme a assessoria de imprensa da SME, as aulas serão retomadas hoje. Elas foram suspensas ontem por decisão da diretora, que teria ficado abalada com o assalto. > A Polícia ainda não identificou os assaltantes.O caso será investigado pelo 8º DP. > O relatório feito pela comissão e pelo sindicato Apeoc será encaminhado para a Secretaria da Segurança Pública e para a SME.

FONTE: O Povo Editoria: Fortaleza Data:  21/05/10