A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa aprovou, em reunião ordinária realizada na tarde de terça-feira (07/07), três projetos de indicação e quatro requerimentos. Um dos projetos aprovados, de iniciativa do deputado Roberto Cláudio (PHS), propõe a criação do Programa Estadual para identificação e tratamento da dislexia na rede oficial de ensino.

Os outros dois projetos de indicação são de iniciativa do deputado Welington Landim (PSB). O primeiro propõe a instituição, em escolas públicas estaduais, de uma campanha de esclarecimento sobre crimes de pedofilia. O outro projeto de indicação de autoria do pessebista sugere a implantação de uma campanha permanente de orientação e prevenção da dengue nas escolas públicas estaduais.

Os quatro requerimentos aprovados na reunião solicitam a realização de audiências públicas, sendo três deles de autoria da deputada Rachel Marques (PT). O primeiro requerimento da petista pede debate sobre o Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária (Pronera), já o segundo requer discussão sobre a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar no município de Quixadá.

Outro requerimento de Rachel Marques solicita audiência para discutir a vida e a obra de Rachel de Queiroz, já que 2010 é o ano em que se comemora o centenário da escritora cearense.

Aprovado, ainda, o requerimento dos deputados Artur Bruno (PT) e Lula Morais (PCdoB) que solicita a realização de audiência para relembrar os 20 anos da morte do cantor e compositor Raul Seixas. Participaram da audiência os deputados Lula Morais, Rachel Marques, Roberto Cláudio (PHS) e Artur Bruno, presidente da Comissão de Educação.