No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, projeto de indicação de minha autoria sugerindo ao Governo do Estado que doasse um computador portátil para cada professor da rede estadual, proposta que ficou conhecida como computador do professor.

Esta semana, recebi do Sindicato Apeoc um estudo que reforça a viabilidade da concretização da proposta do computador do professor. Bom lembrar que essa foi uma das reivindicações apresentadas ao governador Cid Gomes pelos diretores do Sindicato Apeoc, em reunião realizada no dia 17 de maio. Segundo o estudo, o estado do Rio de Janeiro e a prefeitura de Recife já colocaram em prática projetos semelhantes e doaram a seus professores um notebook. No caso do Rio de Janeiro, ainda foi disponibilizado acesso à internet banda larga e kit multimídia. O estado de Sergipe financiou 100% do valor do computador para todos os professores efetivos.

Em Pernambuco, o governo concedeu um bônus no valor de R$ 2.300 para a compra de desktops ou notebooks. No Espírito Santo, a saída encontrada também foi um bônus, nesse caso no valor de R$ 1.500,00. Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo ofereceram descontos consignados em folha para a aquisição de computadores.

Percebe-se, portanto, a comprovação clara de que a proposta é plenamente viável. No caso do Ceará, defendo que os professores recebam gratuitamente seus computadores e que possam também ter acesso à internet. Dessa forma, poderão ampliar e muito o universo de pesquisas, dinamizar suas aulas, ganhar tempo para a preparação de aulas e ter um instrumento de articulação com toda a comunidade escolar.

Ganham os professores, mas ganham especialmente os alunos, que poderão ter um canal direto de interação com os professores, para tirar dúvidas, trocar ideias e encaminhar sugestões. E terão professores melhor preparados.

Estamos vivendo em plena revolução tecnológica e é inconcebível que o professor não tenha acesso às novas tecnologias. Mas entendo que o Estado deve subsidiar esse acesso, sobretudo porque nossos professores possuem salários já bastante aviltados, indignos mesmo.

No atual Governo, o Ceará tem implementado importantes avanços na área da educação e se destacado com programas como o PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa e o das escolas em tempo integral. Caso concretize o projeto do computador do professor, o governador Cid Gomes reforça seu compromisso com a educação e avança no setor que, na minha avaliação, é o mais importante de todos: a valorização dos nossos educadores.

FONTE:  O Estado Editoria: Opinião an>Data: 11/06/2010