apeoc itapipoca 15042013 2.pPlano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação é debatido em Itapipoca

O Sindicato APEOC, representado pelos Profs. Anízio Melo (Presidente), Sérgio Bezerra (Secretário para Assuntos Jurídicos), Nagibe Melo (Secretário para Formação Sindical); e a CUT-CE, representado pelo Prof. Helder Nogueira (Secretário Geral), participaram do 1ª Conferência Livre da CONAE 2014.

O município cearense de Itapipoca (a 138 km da capital Fortaleza) sediou, na tarde de segunda (15/04/2013), o seminário “Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação da Conae 2014”, que fora requerido pelo Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, AL-CE, Professor Teodoro (PSD).

Os desafios para a construção do Sistema Nacional de Educação foi o foco do debate.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é o grande eixo articulador da gestão sistêmica da educação. A qualidade socialmente referenciada da educação nacional é a meta primordial para a construção do Sistema Nacional, um processo que envolve a definição objetiva do nosso federalismo de cooperação em matéria educacional, como preconiza a Constituição Federal.

O diretor do Sindicato APEOC, Prof. Sérgio Bezerra, enfatizou a importância do seminário principalmente por envolver a sociedade nos mais relevantes debates da educação nacional. Destacou que “é preciso garantir que o financiamento da educação nacional seja compatível com as metas de qualidade, portanto, a luta pela definição dos 10% do PIB para a educação pública brasileira é fundamental.”

O Secretário Geral da CUT-CE, Prof. Helder Nogueira, destacou que atividades como as conferências livres da CONAE 2014 aprofundam a experiência democrática nacional e garantem o fortalecimento da participação social nos debates e concepção das políticas educacionais. “É preciso favorecer a construção de espaços públicos democráticos para garantir que a educação nacional seja de fato socialmente referenciada.”

O Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anizio Melo, compôs a mesa de debates do seminário e conclamou todos os presentes a participarem da grande agenda de mobilização da educação entre nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2013.O Sindicato APEOC coordena este grande movimento com atividades espalhadas por todo o estado do Ceará.

“É preciso envolver toda a comunidade escolar na grande luta pelo direito à educação de qualidade. O Sindicato APEOC coordena o grande movimento de paralisação nacional no Ceará. Vamos mobilizar toda a sociedade para garantir que 100% dos recursos do Royalties do Pré-Sal” sejam destinados ao financiamento da educação”, completou Prof. Anízio.

 

SINDICATO APEOC:

Sempre em defesa da melhoria da Educação Pública Brasileira!