logo.conae.2014O Sindicato APEOC compõe o Fórum Estadual de Educação (FEE) e participa ativamente da construção da CONAE 2014. O FEE é uma instância muito relevante na articulação entre as instituições estatais e as organizações da sociedade civil com foco no fortalecimento da participação social na gestão democrática da educação nacional.

Em 2013, o FEE assume a tarefa estratégica de coordenar e apoiar as conferências municipais, conferências livres e a conferência estadual de educação no Ceará. O Sindicato APEOC define como prioritário o fortalecimento do processo conferencial através da participação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação na mobilização social e intervenção qualificada. O horizonte do amadurecimento da experiência democrática no país, com ênfase na gestão democrática da educação nacional, é considerada uma prioridade na atuação política do sindicato.

No Ceará, as conferências municipais ocorrem até o final do primeiro semestre de 2013, a previsão é que ocorram atividades nos 184 municípios cearenses. O documento-referência da CONAE 2014 é o eixo dos debates e deliberações, cada município deve aprovar um documento-final com a proposição das suas respectivas emendas ao documento.

Entre os dias 21 e 25 de maio o Sindicato APEOC, articulado a Central Única dos Trabalhadores (CUT-Ce) participou diretamente de conferências municipais de educação, nos municípios de Viçosa do Ceará, Itapajé, Maranguape e General Sampaio. Os representantes do Sindicato, professores Sérgio Bezerra (Direção APEOC), Helder Nogueira (Direção CUT-Ce) e Josilma Frota (Direção APEOC), abordaram nas suas palestras e intervenções o tema central da conferência O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e o tema do Eixo VI Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

conae01.2013-05-21 10.16.39O Secretário Geral da CUT-Ce, professor Helder Nogueira, representa a central sindical no FEE. A expectativa da direção da CUT-Ce é garantir uma grande participação do movimento sindical nas conferências e apresentar as contribuições cutistas ao debate. “A meta é garantir a participação da CUT-Ce em todas as conferências do estado do Ceará, estamos cumprindo uma intensa agenda proferindo palestras sobre os eixos temáticos definidos no documento-referência da CONAE 2014.”

conae02.2013-05-21 09.46.06O diretor do Sindicato APEOC, professor Sérgio Bezerra, destacou a importância do eixo VI que trata da Valorização dos Profissionais da Educação no documento-referência da CONAE 2014. “O Sindicato APEOC propõe a tese da Nacionalização da Carreira dos Profissionais da Educação como emenda ao documento-referência da CONAE para garantir uma legislação nacional que defina a unidade nacional sobre o tema da valorização profissional no nosso país.”


Arquivos para download