Os Encontros Interregionais da Conferência Estadual Popular de Educação (COEPE) 2018, continuam por todo o Ceará. Dirigentes do Sindicato APEOC participaram dos eventos desta quinta-feira (08) que ocorreram nas cidades de Sobral e Quixadá.

Organizados pelo Fórum Estadual de Educação (FEE-CE), em parceria com o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), os encontros já ocorreram nas cidades de Juazeiro do Norte e Crateús, e tem como objetivo mobilizar os cearenses, intensificando o monitoramento e a avaliação dos Planos Estadual (PEE) e Nacional de Educação (PNE).

Sobral

A etapa Interregional de Sobral ocorreu nesta quinta-feira (08) na sede do Centro de Educação a Distância do Ceará. Representaram o Sindicato APEOC o presidente estadual, Anizio Melo; o secretário de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Hélder Nogueira; a diretora, Kelma Cristina; o presidente e o vice-presidente da Comissão Municipal de Camocim, Neudison carvalho e Antônio Junior; o representante municipal do Sindicato APEOC em Sobral, Gilvan Azevedo; e a presidente da Comissão Municipal de Chaval, Fátima do Nascimento (Dona Mocinha).

 

Os representantes foram divididos em oito grupos, de acordo com os eixos norteadores do Fórum Estadual. Anizio Melo e Helder Nogueira foram escolhidos para fazer parte do eixo sobre Financiamento para a Educação. Durante as discussões, a tese defendida pelo Sindicato APEOC, que torna o Fundeb permanente, ampliando a complementação financeira da União de 10% para 30%, foi aprovada por unanimidade pelo grupo e fará parte do documento a ser apresentado na etapa estadual da Conferência.

Anizio falou da importância da renovação do financiamento para a Educação. ” A tese do Novo Fundeb, que o torna permanente e requalificado, é essencial para garantir a valorização dos profissionais da Educação. Precisamos efetivar políticas públicas que garantam uma estrutura escolar para todos, e nós entendemos que esse movimento tem que ser coletivo, com a unidade de todos os trabalhadores”, afirmou.

Quixadá

Em Quixadá, a etapa Interregional ocorreu na sede do Instituto Federal do Ceará (IFCE) na cidade. As plenárias dos eixos foram realizadas na escola Maria Cavalcante Costa. O secretário para Assuntos Jurídicos, Sérgio Bezerra; o secretário executivo adjunto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Alessandro Carvalho; foram os representantes da APEOC neste encontro.

Alessandro Carvalho foi escolhido para fazer parte do eixo sobre Financiamento para a Educação; e Sérgio Bezerra esteve no eixo sobre a Valorização do Magistério. A tese do Sindicato APEOC, que torna o Fundeb permanente, também foi aprovada por unanimidade e fará parte do documento apresentado na Conferência Estadual.

Conferências Interregionais

As Conferências Interregionais são uma preparação para a Conferência Estadual Popular de Educação, que será realizada nos dias 08 e 09 de março de 2018, em Fortaleza. O próximo e último encontro ocorrerá no dia 20 de fevereiro, em Fortaleza. As discussões do Fórum serão norteadas pelos seguintes eixos:

  • Planos decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
  • Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
  • Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;
  • Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;
  • Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
  • Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
  • Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
  • Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.