O Departamento de Funcionários da Educação, do Sindicato APEOC, DEFE-APEOC, realizou encontro com este segmento da categoria, contando com a brilhante palestra do Professor João Monlevade, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Técnico para Assuntos Educacionais do Ministério da Educação (MEC).
O Encontro com os Funcionários da Educação aconteceu no sábado, dia 09/05, às 09h, no auditório climatizado do Sindicato APEOC.
Durante o encontro, foram tratados assuntos como: PROFUNCIONÁRIO (Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação); Plano de Cargo, Carreira e Remuneração; Valorização dos Profissionais da Educação; Concurso Público; Reformulação da Tabela Vencimental do Grupo Operacional ADO (Ceará); e Plano Nacional de Educação.
João Monlevade destacou a necessidade de os municípios construírem diagnósticos de demanda e de oferta no processo de elaboração de seus Planos de Educação. “Quanto mais participativo e mais autêntico for o Plano, mais se assegura sua efetividade. Plano não é para ser bonito e ficar na estante. Plano é para ser executado. No caso dos Planos Municipais, para ser mais concreto, os municípios são encarregados pela Constituição para atender as necessidades da população na educação infantil, no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, por exemplo. E o que está acontecendo? Nós temos 57 milhões de brasileiros que não concluíram o ensino fundamental. Isso é sinal de que a intenção de ofertar o ensino não está sendo efetivada”, afirmou.
A Direção Executiva, o Departamento de Funcionários da Educação (DEFE-APEOC) e o Corpo Técnico do Sindicato APEOC darão continuidade aos encontros de negociação com secretarias de educação e demais órgãos de governo, negociando políticas de valorização dos servidores.
Serão realizados outros encontros na Região Metropolitana e no Interior visando despertar a participação e o engajamento dos servidores nas lutas de interesse deste segmento da categoria, numa busca constante pela cidadania.
Sindicato APEOC: Na luta, sempre, pela Valorização dos Profissionais da Educação!