Mais uma vez a Educação cearense é destaque em todo o país. O estado é o segundo do Brasil com maior número de escolas de ensino médio públicas estaduais, 21 no total, melhores classificadas, em 2019, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atrás somente de São Paulo, com 83, estado mais populoso e mais rico do país.

Os resultados são um reflexo do desempenho, comprometimento e da contribuição de cada professor e professora, profissionais e estudantes com a Educação Básica Pública do estado.

Os dados também revelam que para a manutenção e avanço desses resultados é necessário a continuidade e ampliação dos investimentos em educação, sendo urgentes a reestruturação física de algumas escolas, apoio e suporte técnico para professores e estudantes, os quais neste momento de pandemia precisam ter a garantia à acessibilidade virtual, tão necessária no sistema educacional e que ficou ainda mais latente no atual cenário.

Com essa nova realidade o ensino remoto fez os professores se reinventarem, exigindo investimento tecnológico, como computadores, tablets, internet de qualidade, plataformas diversas para o contato direto com os alunos, dentre outros. Em vista disso, o estado precisa garantir todas essas ferramentas aos profissionais do magistério, que até agora estão fazendo o esforço de custear tais materiais para dar andamento ao ensino remoto.

Para além disso, é necessário respeitar os direitos dos profissionais da educação e investir na valorização profissional, a fim de dar estabilidade e tranquilidade para o desempenho de suas funções. Deste modo, nunca é bastante lembrar que educação de qualidade e com resultados se faz com investimentos e com profissionais valorizados e respeitados.

Por isso, nós do Sindicato APEOC ressaltamos a necessidade da efetivação de toda a pauta negociada da Campanha Salarial 2020, com a convocação de todos(as) aprovados(as) no Concurso da SEDUC 2018, a continuidade da PVR, os Precatórios do FUNDEF para a Educação e valorização de seus profissionais, e a efetivação do processo da Ampliação Definitiva de Carga Horária, além de investimentos para aquisição das ferramentas necessárias ao ensino remoto para professoras e professores.