anizio cnte 12082015Nosso Sindicato participou da 2ª Plenária Intercongressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE.

O evento, que reuniu cerca de 500 profissionais da educação de todo o país, e ocorreu dias 07 e 08 de agosto, em Brasília, teve como pauta os seguintes temas: Defesa do Pré-Sal e Educação, Piso Salarial Profissional Nacional e as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira dos Profissionais da Educação Pública Escolar.


A delegação do Sindicato APEOC, coordenada pelo professor Anízio Melo, presidente do nosso Sindicato, defendeu, ao lado dos profissionais da educação de todo o país: piso salarial nacional para professores e funcionários de escola vinculado a um plano de cargos e carreira para todos; garantia dos recursos do Pré-Sal para a Educação (bandeiras que o Sindicato APEOC já defende há um bom tempo, tanto regionalmente (no Ceará) como nacionalmente (nos escontros em que participa, a exemplo deste).

Pelos cálculos elaborados pela nossa Confederação (CNTE), o vencimento mínimo inicial de um trabalhador com formação de nível médio na escola, hoje, deveria ser R$ 2.650 reais.

O estudo – que define um valor 50% maior para educadores com formação de nível superior e estabelece a valorização no desenvolvimento da carreira contemplando tempo de serviço e qualificação (a cada 3 anos, progressão de 6%; com especialização, mais 15%; com mestrado, 25%; e com doutorado, o salário sobe 35%) – foi aprovado por professores e funcionários de escola de todo o país.

A aprovação desses instrumentos de valorização é resultado de um longo processo de debates e discussões com a categoria, em escolas e através de seminários.

Os educadores também discutiram o processo de mobilização, em todo o Brasil, para derrubar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de exploração (“partilha”) e produção de petróleo, e compromete os investimentos em educação.

Terça-feira, dia 11/8, um ato no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, contou com a participação de trabalhadores em educação e, ainda, de mulheres que fazem a marcha das margaridas, nesta quarta-feira, dia 12.

Aqui, no Ceará, a “Frente Ampla em Defesa do Pré Sal – pelo Brasil, pela Educação e pela Petrobras”, e contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015 – Frente esta criada e coordenada pelo Sindicato APEOC, realizou Grande Mobilização e Paralisação em Fortaleza, na terça-feira, Dia do Estudante, (11/08), com a presença de cerca de 2 mil pessoas. O evento saiu da Praça da Faculdade de Direito da UFC (Praça da Bandeira), a partir da 14 horas, com destino à Praça da Gentilândia, local em que ocorreram Atos Público e Cultural, às 17h.

No interior do estado também aconteceram manifestações e atos públicos.

A “Frente Ampla em Defesa do Pré Sal – pelo Brasil, pela Educação e pela Petrobras”, e contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, é composta, dentre outras, pelas seguintes instituições e movimentos: SINDICATO APEOC, CUT, CNTE, UNE, UBES, USS, LEVANTE, MAB, MST, CONSULTA POPULAR, FETAMCE, SINDIUTE, PARATODOS, CTB, CONFETAM, UNEFORT, UJS, MOTU, SINDIPETRO, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, MOVA-SE, SINDSEMS, SINDELETRO, SINDICATO DOS METALÚRGICOS.