Cerca de duas mil pessoas participaram da mobilização e paralisação puxadas, na tarde de terça-feira (11/08), Dia do Estudante, pela “Frente Ampla em Defesa do Pré Sal – pelo Brasil, pela Educação e pela Petrobras”, e contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015; Frente esta criada e coordenada pelo Sindicato APEOC.
Profissionais da educação e estudantes, após concentração na Praça da Bandeira (praça localizada ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, UFC), percorreram ruas do centro de Fortaleza e a Avenida 13 de Maio indo até a Praça da Gentilândia, onde realizaram atos público e cultural.
Se o PLS 131/2015, de autoria do Senador José Serra (PSBD-SP), for aprovado, o financiamento – para a Educação Pública, através dos royalties, e do Fundo Social do Pré-Sal – será contingenciado, ou até mesmo retirado da área da Educação, colocando em risco o avanço do investimento para esta área.
Além de comprometer seriamente o aporte de novos recursos para o financiamento da Educação Pública brasileira (recursos oriundos do Pré-Sal), o PLS 131/2015, do Senador José Serra (PSBD-SP), também objetiva desestabilizar uma das maiores empresas estatais do mundo, a Petrobras, tirando dela a gestão do investimento, da exploração e da distribuição dos poços de petróleo em águas brasileiras.
A educação brasileira, portanto, poderá perder recursos da monta de R$ 24 bilhões por ano, e R$ 360 bilhões nos próximos 15 anos.
O presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, declarou durante a grande mobilização e paralisação, que “o projeto do senador José Serra do PSDB de São Paulo tem a finalidade de retirar a exclusividade da Petrobras na exploração e na distribuição do petróleo brasileiro o que, consequentemente, irá prejudicar milhões de trabalhadores. A educação e a saúde já tinham conseguido garantir os recursos do Pré-Sal, através dos royalties e do Fundo Social do Pré-Sal, mas o senador teve a péssima ideia de barrar esses recursos. O prejuízo, portanto, será enorme!”
No interior do estado também aconteceram manifestações e atos públicos coordenados pelo Sindicato APEOC.
A Frente de Luta em Defesa do Pré-Sal, Petrobras e da Educação é composta, dentre outras, pelas seguintes entidades: SINDICATO APEOC, CUT, CNTE, UNE, UBES, USS, LEVANTE, MAB, MST, CONSULTA POPULAR, FETAMCE, SINDIUTE, PARATODOS, CTB, CONFETAM, UNEFORT, UJS, MOTU, SINDIPETRO, SINDICATO DOS BANCÁRIOS, MOVA-SE, SINDSEMS, SINDELETRO, SINDICATO DOS METALÚRGICOS.