Seiscentos e quarenta e dois diretores de escolas públicas da rede estadual do Ceará tomaram posse no dia 14 de setembro, na sede da Secretaria da Educação (SEDUC), no Centro Administrativo – Cambeba.

Eleições diretas para diretor de escola do estado!A solenidade contou com a presença do governador Cid Gomes, da Secretária da Educação Izolda Cela, deputados, do presidente do Conselho Estadual de Educação e da presidente do Sindicato-APEOC, Maria da Penha Alencar.

O Sindicato APEOC comemora esse momento pois é o coroamento de nossa vitória da continuidade das eleições diretas para Diretor de Escola no Estado.

As eleições diretas para Diretor de Escola da rede estadual não é dádiva governamental e sim conquista da categoria.

É fato que a eleição de Diretor é um fator positivo, pois o processo eleitoral favorece um melhor conhecimento da realidade escolar, e do bom debate e das disputas, surgem propostas inovadoras que sem dúvida irão ajudar a trilhar a busca pela qualidade na educação, sem falar que os candidatos passaram por rígida seleção guiada por critérios técnicos.

Ao mesmo tempo em que comemoramos as eleições diretas para Diretores na Rede Estadual de Ensino, lamentamos que a quase totalidade dos municípios cearenses, os Diretores não são escolhidos pela comunidade educacional, o que significa, na maioria das vezes, priorizar relações pautadas no clientelismo entre o Chefe do Executivo, vereadores/deputados, com o gestor escolar.

Não temos dúvida que as eleições diretas para Diretores escolares fortalecem a autonomia das escolas, não propiciando perseguições e favoritismos a servidores públicos, típicos do momento de mudança dos chefes dos executivos, fato que trás descontinuidade na gestão escolar.

Resta parabenizar os gestores escolares e a comunidade escolar por vivenciar a escolha democrática, ao mesmo tempo em que desejamos a continuidade de esforços para a realização da Gestão democrática e a qualidade de ensino.