Anizio Melo, presidente da APEOC, participou nesta terça-feira (8), de uma live com o governador Camilo Santana, a vice-governadora, Izolda Cela, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, no Palácio da Abolição.
Antes da live, Anizio se reuniu com governador, a vice, a secretaria Eliana Estrela e o secretário da casa civil, Flávio Ataliba, para tratar de pontos importantes da Campanha Salarial 2020.
Uma grande notícia, fruto dessa articulação, foi o pagamento antecipado ainda em dezembro deste ano, do Retroativo do Piso Nacional do Magistério 2020, (para todos os temporários, os efetivos ativos e aposentados da letra A,B e C) que seria pago somente em 2021.
A medida beneficia cerca de 26 mil professores, com um investimento total que chega a 34 milhões de reais. Por exemplo,
Temporários receberão R$ 328,50 por mês, menos o desconto de previdência e imposto de renda. O período retroativo é de janeiro a julho. Efetivos nas letras A receberão R$ 419,69. Acesse a tabela e veja todos os valores.
Veja a tabela:
O presidente da APEOC ainda encaminhou junto ao governo e seus representantes os demais pontos:
1- Convocação dos concursados- A antecipação do anúncio da convocação dos professores(as) aprovados(as) no Concurso SEDUC/2018 para ainda este mês de dezembro;
2- Publicação de Promoções por Titulação: Foi articulado com o secretário da Casa Civil, Flávio Ataliba, agilização dos processos para publicação;
3- Comissão dos Precatórios do FUNDEF: Sobre os Precatórios do FUNDEF da rede estadual, de cerca de 3,5 bilhões de reais, o secretário da Casa Civil assumiu o compromisso de agilizar a publicação da comissão;
4- Ampliação Definitiva: Foi necessária uma revisão de todos os processos e segundo a secretária Eliana Estrela, após finalização os processos serão encaminhados para resolução imediata, beneficiando cerca de 200 professores.
5- Regulamentação Novo FUNDEB: Anízio convocou o governador para somar forças com intuito de garantir a regulamentação do Novo FUNDEB, de acordo com os interesses maiores da educação e de seus profissionais e entregou simbolicamente os bonés de nossa campanha.
Reiteramos o nosso compromisso com a educação e nossos profissionais. Estamos conseguindo avanços em tempos sombrios nos pontos pendentes da Campanha Salarial 2020. Em janeiro de 2021, iremos iniciar discussão sobre a nova campanha salarial.