Em reunião virtual nesta segunda-feira (7), as entidades que compõem a Frente Norte/Nordeste em defesa da Educação deliberaram agenda de luta na luta pelos Precatórios do FUNDEF.

Reunidas entidades das regiões Norte e Nordeste, além das entidades estudantis, que debateram as próximas ações no Congresso Nacional e mobilização virtual para garantir os Precatórios do FUNDEF para a Educação e valorização de seus profissionais. Foi discutida e aprovada carta ofício direcionada aos presidentes da Câmara e Senado e deliberada a articulação com deputados e senadores dos estados das regiões Norte e Nordeste.

Como encaminhamentos:
– Dia 10: Lançamento da Carta pelos Precatórios do FUNDEF;
– Dia 16: Dia D em Defesa dos Precatórios do FUNDEF, com tuitaço, mobilização nas redes sociais, em conjunto com as entidades estudantis.
– Cada entidade pressionar parlamentares da sua região para apoiar e votar pela derrubada do veto; e
– Divulgação massiva para as categorias de cada estado.

ENTENDA

Em agosto de 2020, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 1581/2020, destinando no mínimo 60% dos Precatórios do FUNDEF (hoje FUNDEB) para pagamento aos professores ativos, inativos e pensionistas, bem como 40% para manutenção da Educação. Contudo, Bolsonaro VETOU o trecho que reconhecia e valorizava os professores, em um claro ataque de quem não tem nenhum compromisso com a Educação.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o diretor da CNTE e secretário de comunicação da APEOC, Alessandro Carvalho, o presidente da APLB Sindicato Bahia e diretor da CNTE, Rui Oliveira, presidentes e representantes dos sindicatos: SINTEAM-AM, SINTEP-PE, SINDUCAM-AM, SINTAB-PB, FETESPUSILMA-MA, SINPRO-CE, SINTEEBA-MA, SINTEAL-AL, SINTEP-PB, SINTEPP-PA, SINPROESEMMA-MA, ASPROLF-BA, SINDEDUCAÇÃO-MA, SINDSEP-PE, Comissão dos Precatórios de Alagoas, e representantes das entidades estudantis: UNE, UBES, ACES, UEE e UNEFORT.