bancosDesde o início desta semana (02-06/06), o Sindicato APEOC é procurado por dezenas de sócios que contraíram Empréstimo Consignado junto ao Bradesco.

A reclamação recorrente é que embora o desconto do Consignado tenha sido realizado no salário do servidor pela SEPLAG, o Bradesco creditou em conta o desconto da parcela do empréstimo. Quando a referida instituição financeira identificou o erro, dias após o pagamento, o Banco fez o estorno do valor erroneamente creditado. Ocorre que, nesse meio tempo muitos servidores nessa situação, desavisadamente, utilizaram todo o saldo disponível na conta, achando que isso poderia ser adiantamento de férias ou de um outro crédito ou benefício.

Em muitas situações, a conta ficou negativa, tendo os servidores que pagar juros sobre juros numa rubrica de nome “mora de crédito consignado”. Tal situação causou indignação aos servidores públicos estaduais.

Diante dessa situação, o Sindicato APEOC comunicará o fato ao Banco Central para as devidas providências, e orienta aos prejudicados a fazerem o mesmo, individualmente, além de procurar o Gerente do Banco.

O Sindicato também lembra que, diante da insatisfação em relação ao respectivo banco, há o direito conquistado da portabilidade bancária. Nesse caso, nosso Sindicato informa que a Caixa Econômica Federal é outro banco autorizado a operar Empréstimo Consignado.

A Portabilidade da conta salário é uma ferramenta importante para que o servidor cobre do Banco melhor serviço e taxas. Use isso a seu favor. Exerça seu direito de consumidor!

Registre aqui sua reclamação junto ao Banco Central

Portabilidade Bancária/Quero transferir meu salário ou financiamento para outro Banco