No Ceará já foi confirmado o terceiro óbito causado pela gripe “A” ou gripe Suína. E existe, naturalmente, necessidade de algumas precauções que devem ser adotadas para evitar riscos de contaminação no retorno às aulas.

SINTOMAS

Todos os estudantes que no retorno às aulas apresentarem febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas gripais devem ficar ausentes das aulas e procurar assistência médica para avaliação, devendo o caso ser comunicado à Secretaria Municipal da Saúde e seguir as orientações médicas.

TRATAR EM CASA

Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o inicio dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica.

TRATAMENTO

Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico.

HIGIENE

As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

USO PESSOAL

Os alunos devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, pratos, talheres, canudos e toalhas.

CONFIRMAÇÃO

Constatada a existência de surto (ocorre quando pelo menos três casos de síndrome gripal em ambientes fechados/restritos, com intervalo de até cinco dias entre as datas de início de sintomas), a direção dos estabelecimentos deve suspender as atividades somente após avaliação conjunta da situação pela Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado. No caso de Fortaleza, o telefone para contato é o 0800 2800808 Nos outros municípios, o contato é com as secretarias municipais da saúde.

BEBEDOURO

Os alunos devem levar garrafinhas de água e usar o bebedouro somente para reabastecer as garrafas.

ESPORTES

Apesar do contato físico na prática dos esportes, não há necessidade de evitar. Esportes em lugares abertos e com menos contato corporal dificulta a transmissão.