Reunida na quarta-feira (16), a Executiva Ampliada do Sindicato APEOC discutiu retroativo dos aposentados, financiamento da Educação, cessão onerosa e bicicletada da Educação.

  • RETROATIVO DO REAJUSTE DOS APOSENTADOS: O presidente Anizio Melo, à frente dos trabalhos, reafirmou que na negociação sobre pagamento dos retroativos, com recursos do tesouro estadual, a prioridade será para o desembolso dos professores aposentados. Anizio destacou que a APEOC é um dos poucos sindicatos no país onde os aposentados têm vez e voz, onde todos os anos é garantido o reajuste, e em 2019 não foi diferente. O retroativo está garantido, pago desde a folha de agosto, porém, falta agora só negociar a forma de pagamento do retroativo.
  • CESSÃO ONEROSA DO PRÉ-SAL: Anizio chamou atenção para o leilão de novembro, onde a Educação foi excluída. O professor reafirmou a regulamentação urgente da Lei dos Royalties para a valorização da Educação e de seus profissionais. Discutiu ainda sobre financiamento da Educação, com foco na aprovação do Novo FUNDEB e os Precatórios do FUNDEF. Anizio Melo alertou que sem a aprovação do Novo FUNDEB não há Carreira, não há investimento em escolas, não haverá mais nada.
  • ENCAMINHAMENTOS: Foi referendada na reunião a III Bicicletada da Educação, no dia 24 de novembro (domingo), com sorteio de brindes e um grande encontro cultural com os participantes. A presidência da APEOC fará pressão também em Brasília, para garantir recursos dos Royalties do Pré-sal para a Educação e aprovação do Novo FUNDEB.