O Sindicato APEOC participou nesta terça-feira (07) de uma audiência no Ministério Público Estadual para tratar da convocação dos candidatos aprovados no último concurso da Prefeitura de Fortaleza e que estão no cadastro de reserva. O encontrou foi conduzido pelo promotor de Justiça Elnatan de Oliveira e contou com a presença da secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. O Sindicato APEOC foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Sergio Bezerra, e pelo consultor jurídico Ítalo Guerreiro. Os vereadores Jorge Pinheiro, Guilherme Sampaio e Liliane Costa, representando a Comissão de Educação da Câmara de Fortaleza, também participaram da audiência. Um grupo de três candidatos do cadastro de reserva acompanhou a reunião.

Sobre a chamada dos aprovados, Dalila Saldanha informou que será concluído e apresentado até o final de março um estudo sobre a situação das carências definitivas e temporárias na rede de ensino. Segundo ela, somente depois desse levantamento, a Secretaria terá condições de apresentar aos candidatos, ao Sindicato APEOC e à própria gestão o quadro real das carências e a possível quantidade de vagas para convocação. Já está marcada uma nova reunião entre o Sindicato APEOC e a secretária Dalila no dia 29 de março, quando esses dados devem ser divulgados.

Luta do Sindicato APEOC

No último dia 24 de fevereiro, o Sindicato APEOC participou de uma audiência com a secretária de Educação juntamente com um grupo de candidatos aprovados do cadastro de reserva do último concurso para professor da Prefeitura de Fortaleza realizado em 2015. A validade do certame termina em dezembro de 2017. O Sindicato APEOC vem prestando assistência política e jurídica aos candidatos pois tem convicção que há carência definitiva na rede de ensino de Fortaleza. O Sindicato APEOC ressalta a importância do concurso público e da prioridade de convocação dos professores efetivos, não só para a qualidade do ensino, mas também para a valorização da carreira docente na Prefeitura.