Na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, na sede do Sindicato APEOC, o conjunto dos movimentos social e sindical lançaram a Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal. Reagir à tentativa de entrega de uma das maiores riquezas já descobertas de nossa história é tarefa de todos, proteger uma riqueza que pode chegar a 10 PIBs do Brasil é evitar que se repitam saques, como ocorridos desde o Pau Brasil ao nosso ouro.
O projeto (PLS 131/2015), do senador José Serra (PSDB), simboliza o que historicamente nossas elites têm feito, aliam-se ao capital internacional, entregam e usurpam nossas riquezas e, ao povo, a miséria, o desemprego, a fome e o desprezo à educação.
O projeto que tenta tirar o monopólio da exploração do Pré–Sal da Petrobras é um golpe na educação, na saúde, na própria Petrobras e no Brasil. A decisão da presidenta Dilma Rousseff, através da lei 12.858/13, que destinou 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde foi fruto da luta e garante às gerações futuras o usufruto dessa riqueza natural. Investir na educação é investir em seu povo e em seu futuro.
Se o projeto de Senador José Serra (PSDB) for aprovado no parlamento brasileiro, uma decisão tão grandiosa como a aprovação da Lei 12.858/13 corre o risco de perder seus efeitos, subtraindo até R$120 bilhões só da educação nos próximos 10 anos.
A Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal deliberou como tarefas ampliar e levar o debate às escolas, universidades, portas de fábrica, bairros de Fortaleza e aos demais municípios cearenses.
Construir um Amplo Movimento em defesa da Pré-Sal, da Petrobras e do Brasil, e dar uma resposta à “onda conservadora” propagada e patrocinada pela mídia golpista desse país, culminando com grande ato no dia 11 de agosto, reunindo todos os setores da sociedade cearense. A coordenação da Frente reune-se segunda-feira, dia 27/07, às 17 horas, na sede do sindicato APEOC.
As ruas serão nosso campo de batalha. Entreguistas, tirem suas mãos sujas do Pré-Sal!