Nos preparativos para 11 de abril, Dia D em Defesa da Educação Pública, com foco nos Precatórios do FUNDEF para a valorização de professores e funcionários, representantes sindicais da Educação do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Para reuniram-se em Belém, nesta quinta-feira (28), para lançar a Frente Norte/Nordeste pela Educação no Estado do Pará.
À frente do lançamento o SINTEPP, Sindicato que representa os trabalhadores da Educação do Pará. O presidente da entidade, Mateus Ferreira, e demais dirigentes de todas as regiões do Pará conduziram o evento.
Como encaminhamento, foi definido o apoio ao lançamento da Frente Norte/Nordeste na Paraíba, no dia 26 de abril. Antes do encontro de Belém, a construção da Frente passou por São Luiz, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Maceió e Lauro de Freitas.
Quanto ao Dia D, marcado para 11 de abril, Anizio Melo ressaltou a Pauta Nacional, com a defesa do Novo FUNDEB, dos Royalties do Pré-Sal para a Educação e os Precatórios do FUNDEF. Pontuou ainda que no Ceará a Pauta dos Professores da Rede Estadual também será defendida: Reajuste, Promoções, Gratificações, Fim do Teto do Vale-Alimentação e Ampliação estarão presentes na manifestação, onde a concentração já está marcada, às 7h30 na sede da APEOC em Fortaleza.
O lançamento da Frente Norte/Nordeste é um marco histórico e inovador no sindicalismo, com a perspectiva de empoderar as duas regiões no cenário nacional e consequentemente fortalecer a CNTE e a luta pela Educação Pública.