Dia 28 de março marca os 51 anos da morte do estudante secundarista, Edson Luís de Lima Souto, assassinado com apenas 18 anos por policiais militares enquanto protestava pelas más condições do restaurante Calabouço e contra a Ditadura Militar. Aproveitando o atual contexto histórico do Brasil, em que o presidente exalta o regime antidemocrático, estudantes secundaristas de todo o país foram às ruas na última quinta-feira (28), para celebrar a vida de Edson Luís, mostrando que a sua luta não foi esquecida e que a Educação e a democracia são prioridade sempre.

Em Fortaleza não seria diferente. Mesmo debaixo de forte chuva, os estudantes secundaristas se concentraram na Praça da Gentilândia, no Ato de Resistência: Educação Sim, Mordaça Não. Movidos pelos movimentos estudantis UNE, UBES, ACES, UNEFORT e com apoio do Sindicato APEOC, a juventude pulou e gritou alto pedindo por um ensino público de qualidade, mostrando que o Ceará e o Nordeste são resistência.

Os secundaristas defendem o FUNDEB permanente, uma luta antiga da APEOC, e o Plano Nacional de Educação. No ato, os estudantes também protestaram contra a Lei da Mordaça e contra o Projeto de Indicação 08/2019, que pretende tornar obrigatória a instalação de escolas públicas militares nos municípios do estado do Ceará com mais de 50 mil habitantes.

Para Matheus Alves, presidente da ACES, são nas escolas e universidades que é desenvolvido um projeto político que faça com que o nosso país avance.”É só através de uma Escola libertadora, que dialogue com a comunidade, que podemos construir uma Educação igualitária para todos”, afirma.

O Sindicato APEOC ressalta o engajamento que os estudantes secundaristas têm na luta a favor da democracia e contra os retrocessos que a Educação vem sofrendo. É importante também a união dos profissionais do Magistério e da juventude para a construção de uma Educação pública de qualidade que valorize estudantes e professores.

A APEOC e os movimentos estudantis já se preparam para o próximo grande ato popular, no dia 11 de abril, na Mobilização em Defesa da Educação e pelos Precatórios do FUNDEF. A concentração está marcada para 7h30 da manhã, na sede do Sindicato APEOC em Fortaleza.