O Sindicato APEOC foi recebido nesta sexta-feira (12) pela nova secretária de articulação política do governo, Augusta Brito, e pelo Deputado Estadual Guilherme Sampaio. Durante o encontro, foi destacado que a proposta conquistada na Mesa de Negociação será apresentada à categoria durante a Assembleia que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de abril, com 36 encontros estaduais.

Antes do anúncio do governador sobre a sanção do Reajuste dos Profissionais do Magistério da Rede Estadual de 5,62%, o Sindicato APEOC teve uma conversa com a nova secretária de articulação do governo. Esse reajuste, que foi enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa em 20 de março, tinha como prazo limite para sanção o dia de hoje.

Após o anúncio a sanção do Reajuste de 5,62%, o Sindicato APEOC deixou claro para o governador que cobrará um tratamento diferenciado para a Educação e que não aceitará que nenhuma proposta seja encaminhada para a Assembleia Legislativa sem a aprovação da categoria.

O Sindicato APEOC questionou a forma e o conteúdo do reajuste geral, e é o único que conquistou a continuidade da negociação e obteve uma proposta arrancada da Mesa de Negociação para garantir o tratamento diferenciado, a qual será referendada ou não pela categoria.

Durante o encontro com o governador, também foi cobrada a celeridade regulamentação da revalorização da carreira dos servidores da Educação. Além disso, foi ressaltada a importância do projeto de Lei já sancionado, que impede cerca de 6 mil servidores que ingressaram no sistema público antes de 1988 de serem expulsos do regime próprio de previdência, o que acarretaria na redução de seus salários.