Na luta!

Sabendo para onde ir, e como chegar!

Um novo ciclo na condução da luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Ceará e do Brasil inicia-se, e é fundamental radicalizar no conteúdo e ampliar nossa percepção.

Recuperar a Lei do Piso em sua base original é urgente, necessário e possível. Essa recuperação passa, necessariamente, pelo debate do financiamento. A perspectiva de revitalização financeira do FUNDEB e vinculação de outras fontes para valorização dos profissionais da educação são caminhos necessários para garantir a valorização dos trabalhadores da educação.

A nacionalização da carreira dos profissionais da educação, criação do Fundo de Equalização e a Vinculação dos Royalties no FUNDEB são bandeiras que dialogam com a visão sistêmica e unitária da categoria.

Não seremos apenas passageiros no trem e muito menos reféns do sectarismo da demagogia, do oportunismo e dos interesses eleitoreiros.

Somos herdeiros das lutas de companheiros e companheiras que, muitos, deram a vida para que o caminho da democracia pudesse ser trilhado por nós.

Construir um novo ciclo em que a qualificação e a socialização da informação possam ser referência para o embate de propostas e não guerra de posições das centrais e partidos, muito menos violência ou fascismo.

Ir ao encontro da categoria intensificando as visitas aos locais de trabalho no interior e capital para informar e debater, no chão de cada escola, criando, assim, um elo cada vez mais forte entre todos os profissionais da educação. Dessa relação direta com os trabalhadores da educação não abrimos mão.

Construiremos nossa pauta de 2014 ouvindo nossa categoria e deliberando em nossa instância máxima: nossa assembleia geral.

Você sabia que… (4 pontos que VOCÊ precisa conhecer)

1- A Emenda que possibilita a utilização dos recursos dos Royalties para o pagamento de salários foi proposta do sindicato APEOC junto ao congresso nacional?

2- A única categoria de educadores que obteve avanços consideráveis na remuneração entre 2011 e 2013 foi a categoria cearense?

3- A proposta de Nacionalização da Carreira foi aprovada no 32o. Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, hoje sendo pauta nacional, originou-se no Sindicato APEOC?

4- A proposta de vincular recursos da União, estados e municípios para a valorização dos profissionais da educação, mais uma pauta nacional, é do Sindicato APEOC?