Trocando experiências com estudantes de intercâmbio de três países, cerca de 200 alunos de quatro escolas públicas têm aulas de sustentabilidade e diversidade cultural.
Acantora mais conhecida da Colômbia toda a sala conhece. “Shakira”, respondem em coro os alunos do 7° ano da Escola Rui Barbosa. Mas não só de celebridades eles entendem. Já respondem sobre chefes de governo, cores da bandeira, times de futebol, dança típica e costumes de outros países.
Trocando experiências, de forma lúdica e descontraída, cerca de 200 alunos de quatro escolas públicas de Maracanaú estão tendo noção de sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade cultural repassadas por alunos de intercâmbio.
Os três “professores” – da Argentina, Colômbia e Inglaterra – integram o projeto “EducAtion”, parceria da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec) com a indústria Gerdau.
O estudante de Administração colombiano, Nelson Avila, 23, explica que temas como o lixo jogado nas ruas são abordados com estudantes do 6° ao 9° ano, de forma a despertar responsabilidades. “A ideia é abrir a mente. Que eles possam, como nós, chegar a outro país e conhecer”, acrescenta.
Para o argentino Ezequiel Casartelli, 24, formado em Ciências Políticas, o fato de eles virem de outros países ajuda nas aulas. “Isso faz a diferença. Com alguém de fora, os alunos apreciam melhor a contribuição que eles podem dar para o país deles”, pontua.
Interatividade De acordo com Cléa Ferreira, coordenadora do projeto, são realizadas quatro aulas por dia com turmas de 30 alunos. “Tudo é passado de forma interativa, indo do cotidiano à multiculturalidade”, detalha.
Paulo Delano, 13, cursando o 9° ano, cita o tema do aquecimento global como um dos mais importantes das aulas de sustentabilidade. Ele explica que já tinha tido informações sobre outros países por meio da Copa do Mundo, mas diz que o projeto oferece novos conhecimentos que facilitam o contato. “A gente passa a conhecer mais a cultura dos outros”, destaca.
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br
Fonte: O Povo