O movimento sindical da educação, liderado no Ceará pelo Sindicato APEOC/CNTE, aprovou a tese da Nacionalização da Carreira dos Profissionais da Educação na 12ª Plenária Estatutária da CUT-Ce. Agora a tese construída e defendida pelo sindicato APEOC vai ser encaminhada para a 14ª Plenária Estatutária da CUT – Brasil.
A Plenária da CUT-Ce reuniu no ultimo final de semana, 244 delegados que representaram os sindicatos da base cutista de todas as regiões do estado. O sindicato APEOC foi representado por uma delegação de 28 membros oriundos da capital e do interior, militantes e profissionais da educação.
A presidenta da CUT-Ce Joana Almeida, trabalhadora rural da região de Crateús, ressaltou a importância da participação do Sindicato APEOC e da aprovação das emendas da educação na Plenária:

O secretário geral da CUT-Ce, professor Helder Nogueira, destacou que a aprovação de todas as emendas da educação na 12ª Plenária Estatutária da CUT-Ce foi um reconhecimento contundente do movimento sindical cutista a pauta da educação, com ênfase na valorização dos seus profissionais.

O presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, definiu que a bancada dos delegados e delegadas da educação na 12ª Plenária Estatutária, cumpriu um papel fundamental na qualificação dos debates e defesa das emendas da educação.
