A relação entre escola, família e comunidade será o foco das atividades do Amigos para 2010, que apresenta uma novidade em relação aos anos anteriores: a criação do Dia da Família na Escola.

Primeira mobilização nacional do ano, no gênero, prevista para 13 de março, será realizado no sábado a fim de viabilizar a participação dos pais e permitir que as famílias conheçam de perto a realidade das ações educacionais: projetos, desempenho da instituição nas avaliações institucionais, mecanismos de gestão, entre outros. Será, também, mais uma oportunidade para que as escolas, com apoio dos núcleos e parceiros locais, possam oferecer serviços às comunidades do entorno, buscando recuperar o seu papel como pólo de referência comunitário.

Desde 2009, o Amigos incentiva a participação da família e comunidades locais durante os dias temáticos promovidos anualmente. Essa relação de aproximação vai permear as quatro edições dos Dias Temáticos em 2010, sob o tema: Minha Escola, Minha Comunidade. Assim como o “Dia da Família na Escola”, os DT’s também serão ocasiões para as escolas debaterem e promoverem atividades relacionadas ao tema, dentro e fora das salas de aulas. Esse envolvimento gera uma maior participação dos pais na educação dos filhos e valoriza o papel da educação.