Continua parado no Senado o projeto que vai reconhecer a profissão do funcionário de escola na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Há muitos anos a categoria aguarda por essa conquista e esperava que a matéria entrasse em pauta no último mês de maio, mas a votação foi adiada mais uma vez.

A atividade dos funcionários de ambiente escolar precisa ser valorizada. Eles fazem parte de um processo de construção do conhecimento e não podem ser considerados apenas como apoio. Um contingente de cerca de 1,2 milhão de funcionários atua nas secretarias, nas cantinas, nas áreas de infraestrutura, nas bibliotecas, em laboratórios e na segurança de escolas de todo o país. Acompanham os alunos desde o momento em que entram na escola até a hora em que retornam às suas casas. São educadores na prática, mas não tem reconhecimento legal.

A aprovação do PLS 507/2003 que reconhece como profissionais da educação, mediante habilitação específica é um das bandeiras de luta da Confederação. Durante várias oportunidades a CNTE esteve no Congresso para cobrar o compromisso dessa casa com a aprovação da matéria.O funcionário de escola também é educador e esse justo reconhecimento contribuirá para melhorar e valorizar a educação básica pública no Brasil.