O projeto “Um Computador por Aluno” foi lançado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, no bairro Montese (Rua Alberto Magno, 123 – Fortaleza).

O Projeto UCA visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, com o objetivo de ampliar o processo de inclusão digital escolar e de promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. O UCA já está em funcionamento nos municípios de Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Crato e Sobral. Em Fortaleza, além da Escola Estado do Paraná, o programa também foi implantado na Escola Municipal Monteiro Lobato. No Ceará, as escolas já receberam mais de 3.600 laptops educacionais.

O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará encarregada pelo Ministério da Educação pela implantação e formação de professores do Programa no Estado e formação das equipes do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.