fim.greve.palhano 4Nesta segunda-feira (26/08), após 14 dias de greve, os Profissionais da Educação de Palhano decidiram em Assembleia Geral pelo fim do movimento grevista. A categoria tem enfrentado sérios problemas em Palhano, como: atrasos constantes de salários de funcionários e professores há mais de um ano, não pagamento de adicional de férias, não reajuste de salários em 2013, não repasse da contribuição sindical recolhida e não repassada ao sindicato, não ascensão funcional segundo PCCR.

fim.greve.palhano 5Foram 14 dias de greve, mobilizações e busca constante do apoio da população do município, apoio este fundamental para a vitória dos trabalhadores da educação. No entanto, devemos ressaltar a unidade da categoria e a solidariedade dos professores que, mesmo tendo sido atendidas suas pautas de reivindicação na semana anterior, decidiram juntamente com os funcionários pela continuidade da greve, até que fossem garantidas e atendidas a pauta dos servidores.

Na reunião desta segunda-feira (26/08) da Comissão de Negociação do Sindicato APEOC com o prefeito Nilson Freitas e sua equipe técnica foram firmados os seguintes compromissos:

Pontos da Pauta Negociados Compromissos assumidos 
Atraso de Salários de Professores Já em dia, regularizados na semana anterior.
Atraso de Salários dos Servidores (dois meses) Mês de julho será pago no próximo dia 30/08, e o pagamento o mês de agosto se dará dia 10 de setembro.
Pagamento de Adicional de 1/3 de Férias dos Servidores. Será pago junto com o salário (dia 30/08) e, a partir de agora, o mesmo passará a ser creditado na folha do mês de julho dos anos seguintes.
Pagamento de Adicional de 1/3 de Férias dos Professores Já pago na semana anterior juntamente com o mês que estava em atraso.
Reajuste Salarial de 2013. Projeto votado nesta segunda-feira (26/08) na Câmara Municipal com reajuste de 8% retroativo a janeiro. Reajuste implantado na folha de agosto e pagamento do retroativo a janeiro, parcelado em quatro vezes (setembro, outubro, novembro e dezembro).
Repasse da Contribuição Sindical Recolhida e Não Repassada ao Sindicato Já depositada (dívida quitada).
Ascensão Funcional, segundo o PCCR Já implementada de acordo com a lei e publicada em diário oficial. Garantida retroatividade (meses anteriores em parcelas até dezembro).

fim.greve.palhano 2Na pauta de negociação com o prefeito de Palhano foi cobrado, pelo Sindicato APEOC, o compromisso do gestor municipal de não retaliar os grevistas a exemplo de transferências ou redução de carga horária.

Neste ponto, obtivemos o compromisso do prefeito Nilson Freitas de que tais medidas jamais aconteceriam; declarou o gestor municipal não ser prática da atual administração a perseguição a servidores. Ficou também acertada a realização de audiência para tratar do Fundo Municipal de Previdência, com data ainda a ser definida.

Participaram da reunião, pelo Sindicato APEOC: a professora Perpétua Euzanira, professor Josimar Domingos e o servidor Alex Sandro Soares (APEOC PALHANO), acompanhados pelo vice presidente Reginaldo Pinheiro e pelo assessor sindical Kim Lopes.

Independência é Educação de Qualidade!