GEDC5780.PEntre os dias 09 e 13 de julho ocorre em São Paulo o 11º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O encontro nacional inicia sua programação com um Seminário Internacional sobre a realidade sindical no mundo, discutindo princípios como a liberdade e autonomia sindical.

Trabalhadores e Trabalhadoras de todo o país estão reunidos para fortalecer os debates necessários a consolidação dos organismos democráticos e autônomos de luta social no Brasil. Delegações internacionais participam das discussões e viabilizam a consolidação da solidariedade internacional da organização dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo.

O Seminário internacional discute temas como o projeto conservador estadunidense de combate as organizações dos organismos dos trabalhadores e trabalhadoras nos Estados Unidos. Na América Latina o tema da violência contra as lideranças sindicais foi evidenciado, algo inaceitável no processo de consolidação da democracia no continente.

No 11º CONCUT, o Sindicato APEOC defende a proposta da FEDERALIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE, para construir o caminho nacional da luta dos trabalhadores em educação com consistência política e visibilidade pública para o tema.

Atualmente o Sindicato APEOC compõe a direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a direção nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além da Secretaria Geral da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-Ce).  

A delegação do Sindicato APEOC participa do Seminário Internacional no primeiro dia do 11º CONCUT. Compreender a realidade sindical na América Latina e em outras partes do mundo para consolidar os organismos de luta dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil é uma bandeira sindical prioritária.

O Sindicato APEOC defende o fortalecimento dos sindicatos como instância democrática de luta no horizonte do mundo do trabalho, o rechaço a violência contra os sindicalistas latino-americanos e a consolidação da democracia no continente através dos movimentos sociais e populares como verdadeira necessidade na construção da democracia contemporânea.