O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, OAB-CE, Valdetário Monteiro, visitou, na tarde de segunda (12/11/2012) a sede do sindicato APEOC, Palácio da Educação Prof. Jaime Alencar.

Na ocasião, o Advogado reuniu-se com o Presidente e o Vice Presidente da nossa instituição, Profs. Anízio Melo e Reginaldo Pinheiro (também advogado), com a Diretora Administrativo Financeira, Profa. Penha Alencar, e com parte do Corpo Jurídico do nosso sindicato, advogados Ítalo Bezerra e Ítalo Guerreiro, e com o Secretário Geral da CUT-CE, Hélder Nogueira.

Os representantes do Sindicato APEOC reconheceram, e agradeceram de público, a postura independente e democrática adotada pela OAB-CE não apenas no tocante à deflagração da Greve dos Professores ocorrida em 2011, mas em relação, também, a todo o processo de negociação daí iniciado, e acompanhado, cuidadosamente, pela Ordem.

Prof. Anízio, Presidente do Sindicato APEOC, além de reportar-se a este momento “de reivindicação da categoria”, afirmou “que a OAB Ceará, nesta gestão, não só teve participação ativa no movimento paredista dos professores e servidores da educação, mas também se articulou, e continua a se articular, para intermediar e propor soluções para demandas sociais as mais diversas”, pelo que foi complementado pelo Prof. Reginaldo, Vice Presidente do Sindicato APEOC: “A OAB Ceará de fato não realizou uma gestão de gabinete. Enfrentou, conosco, as dificuldades do movimento paredista; e as conquistas da greve de 2011 tornam-se, agora, ações práticas em prol dos educadores do Ceará”.

Aproveitou-se, então, o momento para convidar os representantes da OAB-CE para a comemoração de 50 anos do Sindicato APEOC, uma vez que a própria Ordem também faz anos em 2012: 80 anos.

Após debate qualificado iniciado pelo Corpo Jurídico do Sindicato APEOC com os advogados da Ordem ali presentes, em que se propôs a continuidade da parceria Sindicato APEOC e OAB-CE e o desenvolvimento de ação conjunta que objetive o respeito aos ditames da Lei e da Constituição Federal, deu-se por encerrada a reunião.