O presidente Lula vai inaugurar, às 10 horas da próxima segunda-feira, em Brasília, 30 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). No pacote a ser entregue em ato simultâneo, estão três campi no Ceará: Acaraú, Canindé e Crateús que, inclusive, já estão em funcionamento.

A solenidade terá a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. O reitor do IFCE, Cláudio Ricardo, e os diretores gerais dos campi e os prefeitos desses municípios, marcarão presença. Haverá transmissão por videoconferência.

Em Acaraú (Litoral Oeste), o campus do IFCE ocupa 5.839,72 m², estando com 80% das obras concluídas, 120 alunos matriculados e com funcionamento em sede provisória. Os cursos em andamento são o superior de licenciatura em Física e os técnicos subsequentes ao médio nas áreas de Pesca e de Aquicultura. Os novos cursos previstos para início em 2011.1 são os técnicos subsequentes em Construção Naval, em Serviço de Restaurante e Bar e o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O campus de Canindé, que representa investimento de R$ 5 milhões, iniciou suas atividades em março deste ano e já ocupa sua sede definitiva, beneficiando 202 alunos. A unidade tem uma área total de 58 hectares e oferta os cursos superiores tecnológicos em Gestão de Turismo e em Redes de Computadores, bem como a licenciatura em Educação Física. Tem também o curso técnico integrado ao médio na área de Eventos, focado no demanda da região. Em 2011.1 iniciarão as aulas do curso técnico integrado ao médio na área de Telecomunicações.

No município de Crateús, são 60.083,60 m² de área, cujo campus já está em atividade letiva, atendendo hoje a mais de 100 alunos. O campus de Crateús oferece os cursos técnicos integrados ao médio nas áreas de Química e de Edificações. O curso superior oferecido é a licenciatura
em Matemática, com previsão de implantação de mais graduações para os próximos anos, especialmente voltados para as licenciaturas.