festa dos aposentados 74

A Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sindicato APEOC, SEAAP-APEOC, parabeniza aos idosos do Brasil pelo transcurso do seu dia: 1º de outubro.

Para além desta importante data, também rememoramos a aprovação da Lei no. 10.741, no dia 1º de outubro de 2003, que criou o Estatuto do Idoso.

Em 2006, pelo fato de o Estatuto do Idoso ter sido instituído em 1º de outubro, foi aprovada a Lei no. 11.433, de 28 de Dezembro de 1994, que transferiu o Dia do Idoso para o dia 1º de Outubro – Vale salientar que desde 1994, com a Lei 8.824, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que esta lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

É sabido também que, na Assembléia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios desta Resolução norteiam as discussões  contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre estes princípios, estão os de “autorrealização” e da “dignidade”, que asseveram o seguinte:

Autorrealização:

  • Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;
  • Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.

Dignidade:

  • Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos ou mentais;
  • Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiência, condições econômicas ou outros fatores.

Hoje, 1o. de outubro de 2015, Dia do Idoso, a Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sindicato APEOC, SEAAP-APEOC, conclama toda a sociedade brasileira, a tratar bem e respeitar os idosos, pois os ensinamentos que eles nos passam/passaram é de enorme valor para uma sociedade que venha a se constituir em cidadã de fato.

Vamos respeitá-los, em qualquer dia, não só “neste” dia, colocando-nos ao lado deles com alegria, paz, emoção e amor no coração, não deixando de nos lembrar que, quanto maior a idade, maior a sabedoria, dentre tantos e tantos outros valores.
Respeitemos nossos idosos também pelas rugas e pelos cabelos brancos, marcas indeléveis do tempo, e lembremo-nos, sem temor, que, um dia, desse mesmo “jeitinho”, assim seremos.

Juscelino Linhares
Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sindicato APEOC