O professor Alessandro Carvalho, secretário de Comunicação do Sindicato APEOC e secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Educação da CNTE, participou, em Recife (PE), de seminário promovido pelo SINPERE para debater a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação. Durante a atividade, Alessandro contribuiu com as discussões sobre os cuidados com a saúde da categoria e com o levantamento das principais causas e condições estruturais que têm provocado o adoecimento docente no Brasil.
O debate ganha ainda mais importância diante dos desafios enfrentados cotidianamente pelos profissionais da educação. Sobrecarga de trabalho, cobranças excessivas, jornadas intensas, condições inadequadas de trabalho e diferentes formas de pressão no ambiente escolar estão entre os fatores que precisam ser debatidos e enfrentados coletivamente. Para o movimento sindical, cuidar da saúde de quem faz a educação significa também lutar por condições dignas de trabalho e disputar o financiamento para a promoção da valorização profissional e de políticas públicas efetivas de prevenção ao adoecimento.
Defender a educação pública é também defender a vida, a saúde e a dignidade de quem constrói diariamente a escola pública brasileira.














