Em reunião no último sábado (29/09), na sede do Sindicato APEOC, professores concursados que aguardam chamada de Prefeituras da Região Metropolitana de Fortaleza, aprovaram uma agenda de lutas que teve início nesta segunda-feira (01/10).

Em Caucaia, na segunda-feira (01), o prefeito anunciou a prorrogação do concurso através de decreto, que será assinado até sexta-feira (05). A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Caucaia, reuniu-se com a secretária municipal de administração, reivindicando as Progressões, conforme o Plano de Cargos Carreira e Salários e o pagamento do 13º salário dos professores nomeados em agosto de 2017. A secretária informou que os processos recebidos estão em tramitação, porém, a efetivação dos processos só ocorrerá quando o Município sair do limite prudencial.

Em Aquiraz, na terça-feira (02), o secretário jurídico do Sindicato APEOC, Sérgio Bezerra, esteve na secretaria municipal de Educação, acompanhado das professoras Janiele Lima, Jamille Andrade e Maria Joelma. O grupo foi recebido pela gerente pedagógica de Educação do Município. Foi informado que será feito um levantamento das carências e havendo necessidade será feito uma nova convocação. No município existem mais de 800 professores temporários. A direção do Sindicato APEOC aguarda da secretária municipal de Educação, uma resposta do ofício protocolado solicitando informações sobre o real quadro das carências, bem como uma audiência. A APEOC recebeu denúncia que desde 2017, o Portal da Transparência da Prefeitura de Aquiraz não é atualizado e cobra da gestão uma solução rápida sobre o assunto.

Em Maranguape, na quarta-feira (03), o secretário jurídico da APEOC, Sérgio Bezerra, protocolou ofício, reivindicando que 137 professores do cadastro de reserva sejam convocados para preenchimento de vagas na rede municipal, bem como a prorrogação do concurso que se vence no próximo dia 17 de outubro. A comissão foi recebida pela Procuradora Adjunta do Município, Natalia Pinheiro, que ficou de retornar dando informações. Além do professor Sérgio Bezerra, esteve presente o professor Glerton José.

Segundo a agenda de luta, está programada para o próximo dia 10 de outubro, uma mobilização na secretaria de Educação de Horizonte, às 09 horas, e outra na Promotoria de Defesa da Educação em Fortaleza no dia 24 de outubro, às 09 horas.

A próxima plenária do cadastro de reserva será no dia 10 de novembro, às 14 horas, no auditório do Sindicato APEOC em Fortaleza.