“Em assembléia realizada na manhã desta quinta-feira, 27, no Ginásio Aécio de Borba, os professores do ensino estadual decidiram paralisar as atividades de hoje até a próxima terça-feira, 2, quando será realizada uma nova reunião para avaliar se eles realizam ou não greve. Os servidores protestam contra a mensagem do Governo do Estado na Assembléia Legislativa (AL) que institui a remuneração mínima de R$ 950 para os professores.

No final da manhã desta quinta, os professores se dirigiram à AL para protestar contra a medida, alegando, entre outras questões, que a mensagem do executivo estadual fere o que diz a Lei Federal que estabelece o piso nacional para o magistério. Embora proponha o piso estadual no mesmo valor – R$ 950 – o governador Cid Gomes (PSB) assina, ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e Mato Grosso do Sul, uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o piso, no Supremo Tribunal Federal (STF). Representantes dos professores alegam que a mensagem enviada pelo governador fere o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria, por não indicar que o piso será fixado a partir do vencimento-base. Além disso, a categoria pressionou para que a votação da mensagem fosse adiada.”

Apenas 4 deputados votaram contrários à mensagem do governo. Foram eles: Artur Bruno, Raquel Marques, Heitor Férrer e Adahil Barreto. O deputado Augustinho Moreira absteve-se de votar.

Fonte: O Povo

 


CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO E DA PARALISAÇÃO

DE 27 A 02 DE DEZEMBRO
VISITAS AS ESCOLAS PARA CONVERSAR COM ALUNOS E PAIS SOBRE AS RAZÕES DA GREVE, CONCLAMANDO OS COMPANHEIROS A PARALISAREM AS ATIVIDADES.

28 DE NOVEMBRO
16 HORAS – REUNIÃO DO COMANDO DE MOBILIZAÇÃO E PARALISAÇÃO NA SEDE DA CUT

02 DE DEZEMBRO
9 HORAS – ASSEMBLÉIA GERAL NO GINÁSIO AÉCIO DE BORBA

A ORIENTAÇÃO AOS REPRESENTANTES DO SINDICATO APEOC E SÓCIOS É PARALISAÇÃO GERAL NO INTERIOR E CAPITAL. INTENSIFICAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO. OCUPAR OS ESPAÇOS DE MÍDIA DEMONSTRANDO AS RAZÕES DA PARALISAÇÃO. É MUITO IMPORTANTE O APOIO DOS ALUNOS E PAIS

NO INTERIOR OS DIRETORES E  REPRESENTANTES DO SINDICATO APEOC REUNIDOS COM A CATEGORIA TEM TOTAL AUTONOMIA PARA DEFINIR A PROGRAMAÇÃO LOCAL E REGIONAL