profuncionario.falta.dinheiro.250xA Comissão de Acompanhamento do Curso PROFUNCIONÁRIO no Estado do Ceará se reuniu na manhã de hoje (16/09/2013), às 09 horas, na Secretaria da Educação do Estado, SEDUC-CE, para tratar sobre os Cursos no município de Fortaleza.
 
As técnicas da SEDUC-CE presentes à reunião expuseram os motivos do encontro explicando a convocação de urgência da mesma e a importância desta Comissão para a realização do PROFUNCIONÁRIO.

O Sindicato APEOC, representado pelo Prof. Sérgio Bezerra, Secretário Jurídico, e Gerhilde Lima, Departamento de Funcionários da Educação do nosso sindicato, DEFE-APEOC, justificaram o Ofício encaminhado ao Sr. Maurício Holanda, Secretário Adjunto da SEDUC-CE, informando que os Pólos onde estão sendo administrados os Cursos do PROFUNCIONÁRIO não estão atendendo aos anseios dos Funcionários-Alunos, e que a reunião em curso objetivava tentar minimizar as dificuldades encontradas por tais alunos (funcionários); daí a solicitação do DEFE-APEOC para a criação desta comissão para tratar sobre Fortaleza, viabilizando a criação de novos locais de funcionamento.

Os professores Márcio Damasceno e Lucas da Silva, respectivamente, Coordenador do e-TEC/IFCE e Coordenador do PROFUNCIONÁRIO-IFCE,  explanaram sobre os pólos, sua criação, funcionamento, até seu registro junto ao MEC. Informaram que, segundo o MEC, existe no Ceará uma demanda reprimida de 35.000 funcionários aptos a participar de cursos ofertados pelo PROFUNCIONÁRIO, e que Fortaleza é a única Capital que tem mais de um Pólo, somando 6 pólos, e que hoje não atende 5% desta demanda do Ceará.

Conclui-se, portanto, que o Programa, no estado do Ceará, tem muito que crescer e que há regiões, como a Norte e a Centro-Oeste, que não tem nenhuma turma. Os dois professores do IFCE ressaltaram ainda que o Programa funciona com o MEC alocando recursos, o IFCE oferece os cursos, e os Parceiros (estados e municípios) disponibilizam a infra-estrutura necessária para o funcionamento dos cursos.

Rita de Cássia, da ASSEEC, concordou com os assuntos defendidos por esta comissão, bem como, defendeu, além da criação de novos pólos, também a permanência e manutenção dos já existentes, com vistas ao atendimento da clientela já contemplada.

Ficou acordado na reunião de hoje (16/09/2013) que, por parte do IFCE, será aplicado, junto aos alunos (funcionários), uma avaliação de satisfação sobre os Pólos; será estudada a possibilidade de re-lotação dos alunos nos locais de funcionamento dos cursos existentes; apontaram-se diretrizes para as carteiras de estudantes para os matriculados; e também foi decidido apresentar aos funcionários-alunos os critérios exigidos para criação de Pólos.

A SEDUC-CE, com base nos critérios de funcionamento dos cursos, proporá a criação de novos pólos, na Capital e Interior.

O Sindicato APEOC entrará em contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, para colher informações sobre os recursos do Programa PROFUNCIONÁRIO.

As técnicas da SECUC-CE agradeceram a presença de todos e informaram que de posse dos encaminhamentos será agendada nova reunião.

Sindicato APEOC: Sempre lutando, ao seu lado!