O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (01), a urgência para aprovação do Novo FUNDEB e as repercussões do segundo Dia em Defesa da Educação, em 30 de maio. O ato teve à frente das articulações o movimento estudantil e na pauta financiamento da Educação; contra a Lei da Mordaça; em defesa das Universidades e Institutos Federais; Royalties do Pré-sal para a Educação; contra a DEFORMA da Previdência; e por estrutura de qualidade nas Escolas Públicas.
Como convidados do programa, Osmar de Sá, sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará e Marcus Vinicius, professor do CEJA do José Walter. Como debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fábio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.
O editorial desta edição tratou do Pioneirismo do Sindicato APEOC em defesa do financiamento da Educação, a luta pelo Novo FUNDEB com mais recursos, assim como a união em defesa da Educação.
Osmar de Sá falou do cenário atual do pais, onde prevalece a crise e retrocesso, relembrou que o programa de recursos para a Educação teve início em 1988, quando se criou a Constituinte, fruto de uma decisão política de universalizar a Educação e a saúde e que como são universalizadas, o Governo tem que destinar mais recursos para as duas áreas.
Defendeu ainda que os cortes na Educação podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento do pais, e aprofundar o desemprego e a recessão. Ressaltou a luta da APEOC em defesa da Educação, que tem como intuito diminuir a desigualdade por meio do conhecimento.
O Professor Marcos Fabio iniciou sua fala sobre a necessidade de se manter o FUNDEB, exaltou o trabalho da APEOC na luta para garantir novas fontes de recursos e fez um questionamento, sobre o que será da Educação quando o FUNDEB chegar ao fim em dezembro de 2020.
Já o jornalista Helder Cordeiro parabenizou o Sindicato APEOC pelo pioneirismo em defesa do Novo FUNDEB, fez uma crítica aos governantes, que infelizmente não estão ligando para os grandes problemas do país.
Marcus Vinicius, professor do CEJA, também lembrou nas discussões dos atentados sofridos pela Educação e de quem dela precisa e reforçou a necessidade de união em prol da Educação.
O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.
Ouça O programa na integra!