Através de informações prestadas pelo Sindicato – APEOC bem como de e-mails de leitores, a coluna do jornalista Edilmar Norões, no Jornal Diário do Nordeste, tem acompanhado as negociações entre professores e o governo do Estado. Três dos pontos em discussão dizem respeito ao que garante a Progressão Funcional, Antecipação da Data-Base e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

Depois de algumas reuniões com representantes das Secretarias de Educação e Planejamento, o Sindicato – APEOC conseguiu tratar a questão diretamente com o governador. E os professores, pelo que dizem, estão satisfeitos pelo que ouviram de Cid -escreveu Edilmar Norões em sua coluna: “para os professores, repercutiu positivamente quando o governador iniciou a audiência afirmando saber que o Plano de Carreira dá direito à progressão para 60% da categoria (30% por mérito e 30% por antigüidade). E que sabe também do pleito do Sindicato – APEOC para que seja estendido a 100% dos professores´. Não deixando de lembrar que seu governo vem dando tratamento diferenciado aos professores e militares”.

Numa demonstração de que quer mesmo atender ao pleito que vem sendo reclamado pelo Sindicato – APEOC, o governador Cid Gomes declarou que, como a folha de fevereiro fechou no último dia 10, o pagamento da Progressão (com o reajuste de 5% já incluído) será feito em março. E mais, a data-base da categoria será antecipada de julho para o início do ano.