Profissionais da educação representando todos os municípios da região metropolitana de Fortaleza, e também de vários municípios do interior do estado, participaram nesta quinta-feira (dia 22/05) do Seminário “Ciclo de Debates da Educação”.
Evento que debateu mais financiamento para a educação pública foi classificado como acima das expectativas pelos seus promotores: Sindicato APEOC e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará.
Estudantes das escolas Jenny Gomes (inclusive com participação de grupo musical), César Cals, Estado do Pará e Castelo Branco se fizeram presentes no auditório do Anexo II da Assembleia. Também compareceram ao exitoso seminário os atletas de Jiu-Jitsu Alisson Ferreira, conhecido como Fofão (campeão brasileiro) e Jocélio dos Santos, que têm recebido todo apoio do Sindicato APEOC em competições nacionais e internacionais.
A mesa que coordenou os trabalhos neste novo ciclo de debates da educação foi formada pela deputada estadual Raquel Marques, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia; professor Carlos Abicalil, assessor da liderança do governo federal no Congresso Nacional; deputado federal José Guimarães, representando o governo federal; Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC; Juscelino Linhares, diretor da CNTE; deputado federal Camilo Santana; Maurício Holanda, secretário estadual de Educação; Ilário Marques, presidente do INESP; deputado federal Artur Bruno; e deputado estadual Dedé Teixeira.
Na mobilização de gestores, sociedade e profissionais da educação por mais financiamento do ensino público, e apresentação de propostas como, por exemplo, Royalties no FUNDEB e Nacionalização da Carreira, o Sindicato APEOC tem recebido o reconhecimento nacional das instituições do setor e também dos meios político e administrativo. A Carta da APEOC com suas propostas de maior financiamento da educação e valorização de seus profissionais será entregue à Presidente Dilma Rousseff e apresentada no Congresso Nacional por José Guimarães.
Em sua palestra no Seminário “Ciclo de Debates da Educação”, o professor Carlos Abicalil destacou a atuação nacional do Sindicato APEOC pelo fortalecimento da educação brasileira e valorização de seus profissionais. Abicalil, dentre inúmeras colocações, declarou que “nós tivemos um grande avanço nos governos Lula e Dilma na concepção do fundo para toda a educação básica. Nos últimos 6 anos, o governo federal ampliou em 10 vezes a sua transferência de recursos aos estados e municípios via FUNDEB e, ao mesmo tempo, uma gama de programas como o Proinfância e o PAR (Plano de Ações Articuladas). Mas isso ainda é insuficiente para alcançarmos um patamar que garanta à essa educação a superação de desigualdades e a qualidade social.”
A deputada Raquel Marques também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato, e iniciou seu pronunciamento afirmando: “A APEOC vive um bom momento na sua atuação político-sindical”. Raquel Marques afirmou que o investimento público na educação cresceu de 4,2% para 6,1% em 2011 e destacou no Ceará programas como o PAIC, que tem 81,5% das crianças de 2° ano alfabetizadas, quando em 2007 eram apenas 40%.
Maurício Holanda, secretário estadual de Educação, declarou que “a educação é a maior riqueza de um povo, e que a gente tem um Sindicato (APEOC) que dá lição de economia através de seus assessores especializados”. Frisou que a educação é a base para vencer as grandes dificuldades da vida. “Daqui a 30 anos, quando nossos filhos estiverem em sala de aula, eles vão agradecer ao Enem, Sisu e às cotas.”
Deputado federal José Guimarães, representante do governo federal no seminário promovido pelo Sindicato APEOC e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, citou que “investimento em educação é o mais seguro investimento de qualquer nação do mundo e a valorização de seus profissionais é uma questão central. Precisamos definir o percentual dos Royalties do Petróleo no FUNDEB para a remuneração do magistério.” E também elogiou o comprometimento do Sindicato APEOC com a educação de qualidade e pela valorização de seus profissionais.
Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, em sua fala no seminário destacou que a Lei do Piso e o FUNDEB foram avanços, mas, agora, mostram-se insuficientes. “Esse ciclo de debates está crescendo e entendemos que é necessário apontar para uma carreira nacional. O foco é garantir recursos para a valorização dos profissionais da educação, levando os Royalties do Petróleo para dentro do FUNDEB”, frisou Anízio Melo.
O Seminário “Ciclo de Debates da Educação”, iniciado em 2012, e agora em nova etapa, também será levado para as regiões Norte, Cariri, Jaguaribe e Sertão Central, com datas ainda não definidas.
Sindicato APEOC: Enfrentando o debate, propondo soluções, fazendo história!