centro.cultural.bnO Sindicato APEOC, através de seu assessor, Prof. Arnaldo César Oliveira (professor especialmente convidado para este evento), esteve presente, no sábado (15/12/2012), à intervenção cultural “Conversas Filosóficas”.

O “Conversas Filosóficas” é um programa educativo-cultural desenvolvido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) que objetiva debater temas de importância social, pedagógica; histórica e filosófica, fazendo uma ponte entre pensadores da antiguidade Clássica grega (Platão, Sócrates, Aristóteles) e pensadores modernos (Walter Benjamim, Deleuze, Nietzsche).

O tema de sábado (15/12/2012) foi “A Filosofia e as Artes”, palestra-intervenção que objetivou demonstrar as relações existentes entre a filosofia e as 8 artes. Dentro destas, destacamos o teatro, a literatura e o cinema como “estratégias” certamente promotoras de aulas mais envolventes e mais instigantes; propulsoras tanto de uma interação professor-aluno mais saudável e respeitosa como do desenvolvimento do senso crítico (ainda pouco trabalhado) dos alunos do Ensino Básico.

O evento ocorreu na Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza, localizada próximo à Faculdade de Direito da UFC), de 16h às 20h, e contou com acaloradas discussões em torno da possibilidade da aplicação de tais “meios” (cinema, literatura, teatro) na transmissão de conteúdos escolares.

Sindicato APEOC:
50 anos de lutas e conquistas em prol
da Educação e dos Educadores do Ceará!