O Sindicato – APEOC realizou PLENÁRIA EM DEFESA DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA no dia 10 de dezembro, às 16 horas, no Auditório Paulo Freire – Palácio da Educação Professor Jaime Alencar com presença de dezenas de representantes dos CEJAs de Fortaleza e do interior do Estado.

Reunião SEJAA Plenária promovida e coordenada pela direção do Sindicato APEOC contou ainda com a presença do Secretário Executivo da SEDUC, Idilvan Alencar, e representantes da CEDESC (Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola) e do gabinete do deputado Artur Bruno e representações de todos os CEJAs de Fortaleza e representação de Sobral.

O Sindicato-APEOC apresentou os objetivos da reunião, cobrando da SEDUC participação na discussão e elaboração das NOVAS DIRETRIZES DOS CEJA, arguindo inicialmente não ser possível os CEJAs pararem uma área de atendimento, visto que prejudicaria centenas de alunos.

Outro ponto criticado pelos trabalhadores em educação foi em relação à carência de professores. O professor do CEJA de Sobral e dirigente do Sindicato-APEOC , Gilvan Azevedo, disse que há carências de professores em muitos CEJAs.

O Sindicato-APEOC também defendeu o respeito ao recesso de final de ano dos professores.

O professor Nonato do CEJA Paulo Freire sintetizou sua cobrança em torno de maior divulgação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos.

Reunião CEJAsO Secretário Executivo da SEDUC inicialmente expôs planilha demonstrando o aumento de investimento nos CEJAs. Atendendo às reivindicações do Sindicato-APEOC, disse que seria garantido o recesso natalino e que seria retomado o processo de lotação dos CEJAs.

A representante da CEDESC, Sra. Irelda, disse que ontem, dia 09/12, os Diretores de CEJA e SEDUC estiveram reunidos e muitas das sugestões colhidas nas escolas foram incorporadas ao documento que na realidade é uma proposta, não sendo, portanto, posição oficial do Governo. Falou ainda que em breve será possível os alunos escolarizarem-se no ensino médio via CEJA a distância (computador como ferramenta) e que o exame especial do ensino médio será realizado pelos próprios CEJAs.

Representantes dos Centros de Educação de Jovens e Adultos denunciaram ainda  que em muitos CEJAs não houve discussão de documento, e sim tentativa de imposição das diretrizes.

O Secretário Executivo assegurou que nenhuma mudança seria implantada nos CEJAs sem uma discussão com os envolvidos. Disse ainda que na próxima semana atenderia ao pedido de audiência do Sindicato- APEOC. O Sindicato-APEOC convocará representantes de todos os CEJAs.

Ao final o Secretário Executivo mostrou-se preocupando com a possibilidade de suspensão do atendimento aos alunos nos dias de planejamento por área.

Reunião SEJAO Secretário da Comissão de Educação, Zezé de Medeiros, disse que encaminharia as demandas dos professores dos CEJAs junto à Comissão, inclusive AUDIÊNCIA PÚBLICA, para discutir a Política de Educação de Jovens e Adultos.

O Secretário executivo da SEDUC, Idilvan Alencar, elogiou o nível do debate e, acolhendo sugestão da categoria através do Sindicato APEOC, dispôs-se a construir um Seminário para aprofundamento de uma política de valorização dos CEJAs e de quem nele estuda e trabalha.

Ao final, o Sindicato APEOC reafirmou a defesa da autonomia e valorização dos Centros de Educação de Jovens e Adultos.